Skip to main content
Desporto
2 October 2024

Almada participa no projeto Memória Oral do Olimpismo Português

A Academia Olímpica de Portugal, em parceria com o município de Almada, está a entrevistar atletas nascidos no concelho ou que representem clubes locais, e que tenham contribuído para as missões olímpicas portuguesas. O objetivo é enriquecer o projeto dedicado à Memória Oral do Olimpismo Português. 

Image
Alberto Chaíça é um dos entrevistados no projeto Memória Oral do Olimpismo Português
Alberto Chaíça é um dos entrevistados no projeto Memória Oral do Olimpismo Português

Estão previstas entrevistas a cerca de duas dezenas de personalidades, entre atletas, treinadores e dirigentes olímpicos relacionados com Almada, incluindo familiares de atletas já desaparecidos. Como é o caso do esgrimista Jorge Paiva, “o caso mais antigo de almadense a representar Portugal nos Jogos Olímpicos (…), nascido em Cacilhas a 13 de maio de 1887 e que participou nos Jogos de Antuérpia (1920), Paris (1924) e Amesterdão (1928). Na última destas participações, Jorge Paiva integrou a formação de esgrima que conquistou a medalha de bronze de espada por equipas”, refere a AOP.

Laura Amorim (ginástica, Helsínquia – 1952), Ana Francisco (natação, Atlanta – 1996), Alberto Chaíça (atletismo, Atenas – 2004, na imagem) e Sílvia Cruz (atletismo, Pequim – 2008) fazem parte do grupo de entrevistados que integram este projeto de salvaguarda da história do olimpismo português, através do registo das palavras dos atletas que participaram nos Jogos Olímpicos. 


Saiba mais sobre este projeto.