Skip to main content
Intervenção social
15 January 2021

Almada reforça teleassistência

A autarquia alargou o número de munícipes que podem ser abrangidos pelo serviço de teleassistência, uma iniciativa municipal que pretende minimizar o isolamento de quem mais precisa.
Cma Logo
Devido à elevada procura do serviço de teleassistência, essencial para a população mais vulnerável, a Câmara Municipal de Almada autorizou um aumento de 90 para 120 pessoas do concelho de Almada, tornando, desta forma, possível a mais munícipes aderirem ao serviço.
 
A implementação da teleassistência em Almada teve início em outubro de 2019. Na primeira fase, abrangeu 90 pessoas do concelho que se encontravam isoladas e/ou sem suporte familiar/social.
 
Mais perto de quem precisa
O projeto de teleassistência tem como principias destinatários pessoas idosas que vivam sozinhas ou que necessitem de um acompanhamento permanente, assim como a pessoas portadoras de deficiência física que desejem assegurar uma resposta mais célere em caso de necessidade.
 
O objetivo é minimizar o isolamento, dar mais apoio e segurança às pessoas idosas, contribuindo para a sua permanência no domicílio, com autonomia, evitando a institucionalização precoce ou indesejada.
 
Como funciona a teleassistência
A Teleassistência é um serviço gratuito que funciona 24 horas/dia, 365 dias/ano através de um terminal fixo onde o utente pode, através de um botão de emergência, aliado a um telefone de alta voz, falar, ser localizado e identificado pela central de assistência, sendo feita a avaliação imediata da situação e dada a resposta mais adequada ao caso detetado.
 
O utente possui uma pulseira com botão de alarme, para que o possa transportar facilmente.
 
Em caso de queda, qualquer tipo de ocorrência relativamente à saúde ou mesmo por questões de insegurança, basta carregar no botão, desencadeando de imediato uma ligação para a central do serviço.
 
Quando a central atende a chamada, comunica com a pessoa idosa através do altifalante, sendo feito um primeiro rastreio à ocorrência. A central dispõe de informação detalhada relativa à pessoa idosa, como doenças, tipo de problemas associados e contactos telefónicos da rede social/familiar.
 
Se algo aconteceu, é de imediato desencadeada uma chamada para as pessoas referenciadas como pessoas de apoio à pessoa idosa para que se desloquem a casa do mesmo. Em seguida, a central entra em contacto com a pessoa idosa, monitoriza a situação e, se for necessário, aciona os mecanismos de socorro.
 
Vantagens

A Teleassistência pretende conferir à pessoa idosa, uma maior sensação de segurança, conferindo à mesma a tranquilidade e sensação de companhia permanente. O serviço de Teleassistência permite, ainda, que a operadora do serviço estabeleça contacto periódico com o utente, conhecendo o seu estado e minimiza, substancialmente, o isolamento.
 
Como se pode aceder ao serviço de Teleassistência
Os destinatários do serviço de Teleassistência podem apresentar a sua candidatura através do preenchimento de um formulário. Depois de preenchido, deverá ser enviado para o contacto de email: smendes@cma.m-almada.pt
  
Por questões de segurança para os utilizadores, o serviço só poderá começar a ser instalado após o terminar o período de confinamento estabelecido pelo Governo.
 
Inscreva-se AQUI
 
 
Mais informações
Câmara Municipal de Almada
Divisão de Intervenção e Integração Social
E-mail: smendes@cma.m-almada.pt