Apresentação do livro “O Legado de Irene, Memórias da Educação do Futuro”, de Piedade Timóteo
“O Legado de Irene, Memórias da Educação do Futuro” é um testemunho da ação educativa de Irene Cortesão, notável formadora de professores, pelo protagonismo que teve na incorporação da Educação Ambiental nas metas curriculares do Ensino Básico e pelo contributo para a melhoria da democratização do Ensino em Portugal.
Este registo centra-se na evolução do ensino da disciplina de Ciências da Natureza, orientado para uma perspetiva sistémica e inovadora, nos anos 70 e 80, da fase da Pedagogia por Conteúdos à Pedagogia por Objetivos, e desta, à Pedagogia de Projeto.
Para contextualizar esta vaga reformadora, a autora refere as decisões legislativas tomadas a partir do final dos anos 80 que marcaram o percurso reformista da Educação, nas últimas três décadas, com realce para a Autonomia e a Avaliação das Escolas (externa e autoavaliação).
Neste contexto, é nomeada Maria do Carmo Clímaco enquanto entusiasta dinamizadora do processo da Mudança para uma nova Cultura de Escola.
Por último, um olhar sobre a influência das condicionantes da ação educativa na concretização dos Projetos de Mudança da Educação Escolar, tendo em vista a escola Eficaz, Inclusiva.
A apresentação do livro vai ser feita pela Sra. Vereadora da Educação, Dra. Teodolinda Silveira, que dará o seu testemunho enquanto colega e amiga de Carmo Clímaco.
A apresentação conta ainda com a presença de Luísa Cortesão, que fará uma breve contextualização da ação de Irene Cortesão.