Skip to main content

Bandeira do Centro Republicano Capitão Leitão

Bandeira do Centro Republicano Capitão Leitão

Bandeira do Centro Republicano Capitão Leitão

Almada
1907
Cetim de seda, estopa, franja metálica e borlas de vidro

Bandeira retangular, ostenta o escudo e a esfera armilar encimados por uma estrela de cinco pontas, relacionável com a iconografia da Maçonaria ou da Carbonária.
Mandada fazer aquando da formação do Centro Escolar Republicano Capitão Leitão, em Almada, terá sido hasteada a 4 de outubro de 1910, nos Paços do Concelho.
Após a instauração da Ditadura, em 1926, o Centro Capitão Leitão é dissolvido, e a bandeira escondida em casa de Firmino da Silva, destacada figura das correntes democráticas do movimento republicano de Almada. Em 1961, perante a ameaça da sua apreensão e destruição pela PIDE, Firmino da Silva entrega a bandeira a Augusto Ferreira Ramos, que a esconde num compartimento falso no teto da sua casa.
Após a morte de Firmino da Silva, em 1965, Augusto Ramos coloca temporariamente a bandeira aberta na sua campa, voltando depois a escondê-la. Apenas com a Revolução de Abril volta a desfilar pelas ruas de Almada, no decurso da manifestação de regozijo de 27 de abril de 1974. Em 2002, a bandeira é doada por Augusto Ramos à Câmara Municipal de Almada.