Neste novo ano letivo, a recém-nomeada Escola Básica e Secundária Carlos Gargaté está pronta a receber 90 alunos que entram, agora, no 10.º ano. Nos próximos dois anos, a escola terá capacidade para receber novos alunos (90 em cada novo ano letivo) até atingir a capacidade de 270.
A ampliação vai evitar que os alunos e alunas da Charneca de Caparica que frequentem o ensino secundário se desloquem para fora desta freguesia.
Este novo edifício conta com 7 salas de aula, três laboratórios para a prática de disciplinas como a Biologia, a Física ou a Química. Para o ano letivo que agora começa, tem disponíveis os cursos de Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades.
“Hoje comemoramos 30 anos de existência a par da inauguração do edifício do secundário que era algo que há muito era revindicado pelos munícipes da Charneca de Caparica.Todos os que aqui trabalham irão continuar a fazer desta escola uma escola pública de excelência”, disse a diretora do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, Graça Carvalha, afirmando que a oferta da educação secundária era “algo que há muito era revindicado pelos munícipes da Charneca de Caparica”.
“Sempre que vim aqui [Escola Carlos Gargaté] ouvi, quer dos pais, quer dos alunos, esta vontade de continuar a ser ‘Carlos Gargaté’ para lá do 9.º ano. Algo que é conveniente para as famílias que residem aqui perto, algo que é bom para os alunos que podem dizer ‘estou aqui desde a educação pré-escolar e é aqui que vou fazer todo o meu percurso’”, afirmou João Costa, ministro da Educação, durante a cerimónia de inauguração.
A implementação do ensino secundário na Charneca “foi um desígnio desde início, assim que assumimos o executivo de Almada”, disse Inês de Medeiros, presidente da CMA. Uma ampliação que vem dar resposta a uma “realidade incontestável” relacionada com o crescimento demográfico da Charneca de Caparica. A política só faz sentido “se conseguirmos realizar aquilo que as pessoas mais ambicionam e se conseguirmos garantir aos nossos meninos e meninas, seja qual for a sua idade, uma educação de qualidade e de proximidade”, disse a autarca.
A obra de ampliação da escola resulta de um acordo de colaboração entre o município de Almada e o Ministério da Educação.
A inauguração da ampliação das instalações desta escola está integrada no programa da Receção à Comunidade Educativa.