Bibliotecas
11 May 2024 15:00
Biblioteca Municipal José Saramago e Online
VER MAPA

Comunidade de Leitores “Sábados de Leitura”, sessão sobre o livro “Esteiros", de Soeiro Pereira Gomes

Bibliotecas

Gineto, Gaitinhas, Malesso, Maquineta e tantos outros, são os operários-meninos dos telhais à beira dos esteiros do Tejo. Sujeitos à dureza do trabalho quando o conseguem arranjar, vadiando ou roubando para comer durante o resto do tempo, apesar de tudo - sonham.
A 1ª Edição teve capa e ilustrações de Álvaro Cunhal. O livro foi autorizado a circular em 1942, após leitura pelo próprio diretor dos Serviços de Censura, mas proibido quase trinta anos depois em Angola. Ao avaliá-lo em 1966, relatou o censor: “É um romance regionalista de análise crítica da vida miserável das populações ribeirinhas do Rio Tejo, na zona das Lezírias, fazendo realçar a injustiça, a exploração da miséria, resultado das desigualdades sociais, no que o livro não é justo, mas antes especula.”

Joaquim Soeiro Pereira Gomes (Baião, 1909 – Lisboa, 1949) estudou em Espinho, em Coimbra (onde tirou o curso de regente agrícola) e trabalhou em Angola. Fixou-se em Alhandra e, a partir de 1939, começou a escrever no semanário oposicionista O Diabo. Tendo aderido ao PCP em 1937, passou à clandestinidade em 1944, sendo eleito para o Comité Central em 1946. Além de Esteiros, na sua bibliografia há ainda outro romance, Engrenagem (publicação póstuma em 1951), bem como recolhas de contos (Contos Vermelhos ou Refúgio Perdido e Outros Contos) e de crónicas. A sua correspondência com a mulher, Manuela Câncio dos Reis, está publicada no livro Eles Vieram de Madrugada (1981).

Local: Biblioteca Municipal José Saramago - Sala Polivalente e através de plataforma digital
Público-alvo: Maiores de 18 anos
Lotação máxima: 20 participantes (máximo)
Marcação prévia: Davide Freitas