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Mobilidade
17 July 2019

Navegante Família

A partir de 22 de julho, vai poder requerer o Navegante Família. Este passe vai permitir que três ou mais elementos do mesmo agregado familiar, com residência na AML, paguem, no máximo, o valor de dois passes Navegante.
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Vão poder beneficiar do Navegante Família ascendentes, descendentes e afins (avô, avó, pai, mãe, sogro, sogra, cônjuge, pessoa em união de facto, filhos, adotados, tutelados, netos) que, de acordo com a informação prestada à Autoridade Tributária (AT), integrem o agregado familiar do Requerente Responsável (um dos sujeitos passivos na declaração de IRS), e cuja morada fiscal se localize num dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), incluindo Almada. Para usufruir do Navegante Metropolitano Família ou Navegante Municipal Família será necessário que todos os membros do agregado familiar (requerente responsável e os outros beneficiários) sejam titulares do cartão Lisboa VIVA. Requerer a partir de 22 de julho O passe Navegante Família, poderá ser requerido a partir do dia 22 de julho de 2019 (segunda-feira), nos postos de atendimento dos operadores de serviço público de transporte regular de passageiros que serão indicados em www.aml.pt e em www.portalviva.pt. Para efetuar o pedido do Navegante Família, o Requerente Responsável deve: - Preencher o Requerimento de Acesso (disponível nos balcões dos operadores de transporte indicados e em breve em www.aml.pt e www.portalviva.pt). - Entregar a documentação necessária, relativa ao próprio e aos elementos do agregado familiar.  A documentação a entregar pode variar de acordo com as características de cada agregado familiar. Navegante Metropolitano Família  Tem um custo mensal máximo de 80 euros (valor de dois passes), permite que todos os membros do agregado familiar possam utilizar todos os operadores/linhas dentro de todos os 18 municípios da AML. Navegante Municipal Família  Tem um custo mensal máximo de 60 euros (valor de dois passes), permite que todos os membros do agregado familiar possam utilizar todos os operadores/linhas dentro do limite geográfico do município selecionado pelo agregado familiar, por exemplo Almada, de entre os 18 municípios da AML. Conheça os pontos de requisição e venda do Navegante Família. Aceda ao Requerimento de acesso Navegante Família, para preenchimento eletrónico, que permite ao cidadão gravar, preencher e imprimir o requerimento, evitando, assim, a deslocação aos pontos de requisição dos operadores apenas para o levantamento do requerimento. Aceda à Minuta de Declaração de Representação - Navegante Família, para preenchimento eletrónico que o cidadão, quando necessário (ou seja, quando existam beneficiários maiores de 18 anos integrados no agregado), também deve gravar, preencher e imprimir. Linha de apoio 210 118 218 Disponível dias úteis das 9h às 19h Mais informaçõeswww.aml.pt/passe-palavra