A apresentação do OPJ aconteceu durante o Almada Gaming Fest, uma iniciativa que juntou dezenas de jovens no Centro Cultural e Juvenil de Santo Amaro – Casa Amarela, no Laranjeiro, em torno dos videojogos e jogos de tabuleiro.
“Valorizar aquilo que é o potencial da juventude” é, para Filipe Pacheco, vereador com o pelouro do Desporto e Juventude, um dos objetivos da celebração deste dia internacional. O vereador sublinhou ainda o empenho da CMA em assegurar um conjunto de políticas e medidas dirigidas especialmente aos jovens, como é o caso da Conselho Municipal de Juventude, o desenvolvimento do Plano Municipal da Juventude e o próprio OPJ.
Este é um orçamento participativo que existe “para todos perceberem que os jovens têm voz, melhorando o sítio onde habitam”. As palavras são da vice-presidente da CMA, Teodolinda Silveira, que salvaguardou a importância destas iniciativas.
O que é o OPJovem?
O OPJ de Almada é um processo de participação democrática e de promoção da cidadania ativa, incentivando os jovens a apresentar projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida no concelho, impulsionando o diálogo entre eleitos, comunidade e jovens.
É uma oportunidade para identificar problemas, soluções e prioridades de investimento, permitindo que este público-alvo comunique preocupações e desenvolva atitudes, competências e práticas de participação.
Podem participar jovens residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho, assim como escolas ou agrupamentos e associações de jovens registadas no Registo Nacional do Associativismo Jovem com sede ou atividade no concelho.
Edições anteriores
A primeira edição do OPJ de Almada teve como vencedor o projeto Music Sounds Better With You, um estúdio de produção, gravação e edição de som, de utilização gratuita, instalado na Associação Lifeshaker, no Monte de Caparica. “Os jovens queriam ter um estúdio no bairro, mobilizaram-se, fizeram a candidatura e angariaram votos”, conta Patrícia Gil, da Lifeshaker, que durante a iniciativa falou da origem deste estúdio.
O projeto vencedor da segunda edição do OPJ Almada foi "A Barracada", uma cozinha partilhada para que os jovens possam experimentar os seus negócios na área da alimentação. Um projeto também proposto pela Lifeshaker.
Mais informação e candidaturas