Mobilidade
18 March 2019
Passe único para toda a AML em vigor já em abril
Quanto vai custar o passe Navegante? O passe Navegante vai ter um preço de 30 euros para circular nos transportes dentro de concelho – Navegante Municipal – e de 40 euros para andar em todos os transportes da Área Metropolitana de Lisboa (AML) – Navegante Metropolitano. O passe Navegante 12 será gratuito para crianças até aos 12 anos (inclusive) e que permite utilizar todos os serviços de transporte público regular de passageiros, em todos os 18 concelhos da AML. Entre os 12 e os 18 anos, o valor a pagar será 22,5 euros. Para os utilizadores maiores de 65, reformados e pensionistas (nos últimos dois casos serão tidos em conta os rendimentos mensais do agregado familiar que terá de ser igual ou inferior ao salário mínimo nacional) existe o Navegante +65, que irá custar 20 euros. Por fim, será criado um Navegante Familiar que irá custar, independentemente do número de pessoas, 60 euros para transportes dentro do mesmo município e 80 euros para toda a área metropolitana. Os Navegantes Metropolitano e Municipal Família apenas estarão disponíveis a partir de julho de 2019. Quais são os operadores no concelho de Almada onde posso utilizar o passe único? Metro Sul do Tejo, TST, Transtejo, Fertagus e Carris A partir de quando poderei utilizar os novos passes? Os novos passes Navegante Metropolitano, Navegante Municipal, Navegante 12 e Navegante +65, estão à venda a partir de 26 de março, e poderão ser utilizados a partir de 1 de abril de 2019. Que cartão devo utilizar para carregar o Navegante? O cartão Lisboa Viva. Quem já tem não precisa de fazer um novo. Quem ainda não tem o cartão Lisboa Viva deve fazer o seu pedido. Onde posso carregar o passe Navegante? Nos balcões dos operadores, máquinas para carregamento automático e multibanco. Qual a validade dos passes Navegante? A validade é mensal, isto é, do primeiro ao último dia do mês para o qual foi adquirido. O que é o passe Navegante Família? A partir de 22 de julho vai poder requerer o navegante Família. Este passe vai permitir que três ou mais elementos do mesmo agregado familiar, com residência na AML, paguem, no máximo, o valor de dois passes Navegante. O navegante Família é exclusivo de agregados com domicílio fiscal na área metropolitana de Lisboa. Existem duas modalidades de Navegante Família, tal como os passes Navegante. O Navegante Metropolitano Família. Tem um custo mensal máximo de 80 euros (valor de dois passes), permite que todos os membros do agregado familiar possam utilizar todos os operadores/linhas dentro de todos os 18 municípios da AML. O Navegante Municipal Família. Tem um custo mensal máximo de 60 euros (valor de dois passes), permite que todos os membros do agregado familiar possam utilizar todos os operadores/linhas dentro do limite geográfico do município selecionado pelo agregado familiar, por exemplo Almada, de entre os 18 municípios da AML. Quem pode beneficiar do passe Navegante Família? Vão poder beneficiar do Navegante Família ascendentes, descendentes e afins (avô, avó, pai, mãe, sogro, sogra, cônjuge, pessoa em união de facto, filhos, adotados, tutelados, netos) que, de acordo com a informação prestada à Autoridade Tributária (AT), integrem o agregado familiar do Requerente Responsável (um dos sujeitos passivos na declaração de IRS), e cuja morada fiscal se localize num dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), incluindo Almada. Para usufruir do Navegante Metropolitano Família ou Navegante Municipal Família será necessário que todos os membros do agregado familiar (requerente responsável e os outros beneficiários) sejam titulares do cartão Lisboa VIVA. Como requerer o passe Navegante Família? O passe Navegante Família pode ser requerido, a partir do dia 22 de julho de 2019, nos postos de atendimento dos operadores de serviço público de transporte regular de passageiros que serão indicados em www.aml.pt e em www.portalviva.pt. Para efetuar o pedido do Navegante Família, o requerente responsável deve: - Preencher o Requerimento de Acesso (disponível nos balcões dos operadores de transporte indicados e em breve em www.aml.pt e www.portalviva.pt) - Entregar a documentação necessária, relativa ao próprio e aos elementos do agregado familiar. A documentação a entregar pode variar de acordo com as características de cada agregado familiar. Conheça os pontos de requisição e venda do Navegante Família.Aceda ao Requerimento de acesso Navegante Família, para preenchimento eletrónico, que permite ao cidadão gravar, preencher e imprimir o requerimento, evitando, assim, a deslocação aos pontos de requisição dos operadores apenas para o levantamento do requerimento.Aceda à Minuta de Declaração de Representação - Navegante Família, para preenchimento eletrónico que o cidadão, quando necessário (ou seja, quando existam beneficiários maiores de 18 anos integrados no agregado), também deve gravar, preencher e imprimir. Linha telefónica informativa de apoio A Área Metropolitana de Lisboa (AML) disponibiliza uma linha telefónica informativa de apoio ao utente, no âmbito do sistema tarifário de transportes. O número de telefone é o 210 118 218. Está disponível, nos dias úteis, entre as 9h e as 19h. Saiba mais em www.aml.pt/passe-palavra