PERCURSOS À VOLTA DA CASA DA CERCA: Casa da Cerca – Palácio do Alfeite
Tal como a Casa da Cerca, os sítios do Alfeite e da Romeira foram no passado lugar de residência e estadia de reis e rainhas. Há memória que a Rainha Dona Leonor Teles, senhora da vila de Almada, aqui tinha uma quinta, e sabemos também que em 1496, na Romeira, «dentro da quinta de gill eanes», estava pousada «a muy alta et a muy eycellente princessa a senhora Ifante dona breatiz may del Rey nosso Senhor» D. Manuel. Em meados do século XVIII, o Infante D. Pedro, futuro rei D. Pedro III, construiu uma casa de campo na Praia do Alfeite, a qual foi ampliada e transformada num dos palácios da Casa Real por D. Pedro V em meados do século XIX, sendo famosas as caçadas e estadias do seu sobrinho D. Carlos, que gostava de estar nas suas Sete Quintas no Alfeite.
Nesta visita faremos mais uma incursão pelas casas e quintas históricas de Almada, estabelecendo paralelos entre a memória e património do Palácio Real do Alfeite e a Casa da Cerca.
Orientação: Rui Mesquita Mendes
Destinatários: todos, a partir dos 12 anos
Número de participantes: máximo 30
Requer inscrição prévia para o mail marcar.cac@cm-almada.pt (a partir de 12 de julho)
Nos PERCURSOS À VOLTA DA CASA DA CERCA, saímos da Casa da Cerca para a conhecer melhor vendo-a de fora. Cruzamos histórias desta antiga quinta de recreio, outrora situada entre a vila e o campo, com as de outros lugares emblemáticos da sua envolvência. Percorreremos Almada antiga, trilhando factos, mitos e curiosidades que se interligam neste território comum.