Aproveite os seus tempos livres para conhecer alguns dos principais valores naturais do Concelho de Almada, participando nas visitas guiadas e percursos pedestres de interpretação da natureza dinamizados pela Câmara Municipal de Almada.
A Câmara Municipal de Almada dinamiza regularmente vários percursos e visitas de descoberta do património natural do concelho, acompanhados por técnicos municipais especializados nas áreas da Biologia e Geologia.
Estes passeios gratuitos, que visam dar a conhecer a biodiversidade e geodiversidade existente no concelho, decorrem em datas previamente agendadas ou mediante marcação em datas a acordar para grupos organizados com pelo menos 10 participantes.
Descubra abaixo quais os percursos disponíveis e inscreva-se através dos seguintes contactos (as atividades estão limitadas a um máximo de 30 participantes por sessão e requerem inscrição prévia):
Divisão de Intervenção Ambiental e Ecológica
Tel. 212722518 | E-mail: diacs@cma.m-almada.pt
Embarque numa verdadeira viagem no tempo, observando camadas de rochas e fósseis que permitem descortinar os ambientes e paisagens existentes na região há milhões de anos atrás e perceber a forma como evoluíram ao longo do tempo.
Sinopse: Seguindo um percurso com vistas únicas sobre o rio, propomos uma descida desde o Cristo Rei até ao Tejo, que funciona como uma verdadeira viagem no tempo. A observação de camadas de rochas cada vez mais antigas e dos fósseis nelas contidos dá-nos uma ideia dos ambientes e paisagens existentes na região entre os 20 e os 16 milhões de anos e da forma como evoluíram ao longo do tempo.
Ponto de encontro: Rotunda do Cristo Rei (em frente ao Edifico de Acolhimento de Peregrinos, fora do recinto do Santuário do Cristo Rei), 38.676575, -9.170837
Extensão: 2 km (ida e volta)
Duração: cerca de 3 horas
Grau de dificuldade: médio
Nota: Visita realizável apenas em períodos de maré vazia.
Venha explorar o lado menos conhecido do pulmão da cidade de Almada, conhecendo de perto a variada fauna e flora e os diferentes habitats que aqui existem, os quais justificaram a criação neste parque da primeira estação da biodiversidade em contexto urbano a nível nacional.
Sinopse: Percorrendo os caminhos do Parque da Paz, o visitante será conduzido pelos vários habitats existentes neste parque urbano, convidando-o a descobrir a sua abundante diversidade biológica. Ao longo do percurso, o visitante encontra 6 painéis informativos sobre a fauna e flora, que funcionam como um guia de campo instalado no terreno, painéis esses que dão a conhecer algumas das espécies mais emblemáticas de animais e plantas existentes no parque, com particular destaque para as aves, répteis, anfíbios, mamíferos, plantas em flor e insetos
Ponto de encontro: Monumento à Paz (escultura em ferro situada próximo do lago), 38.664791, -9.165455
Extensão: 2 km (percurso circular)
Duração: cerca de 3 horas
Grau de dificuldade: baixo
Venha passear pelo parque com um guia especializado e descubra as muitas espécies de aves que aqui ocorrem, desde as mais óbvias aves aquáticas que vivem no lago, às aves mais esquivas e discretas que passam frequentemente despercebidas.
Sinopse: Além das aves ornamentais que vivem junto ao lago, que incluem várias espécies de gansos e patos exóticos, no Parque da Paz ocorrem também muitas outras aves que passam mais despercebidas, incluindo espécies aquáticas, como a galinha-de-água, o mergulhão-pequeno e o guarda-rios, ou terrestres, como o gaio, a águia-de-asa-redonda e o pica-pau-malhado. Venha passear pelo parque e descobrir todas estas espécies numa visita guiada.
Ponto de encontro: Monumento à Paz (escultura em ferro situada próximo do lago), 38.664791, -9.165455
Extensão: 2 km (percurso circular)
Duração: cerca de 3 horas
Grau de dificuldade: baixo
Participe num percurso pedestre de descoberta da flora e vegetação da Reserva Botânica da Mata dos Medos, onde os matos de aromáticas, pinhais e zimbrais litorais compõem uma magnífica paisagem de enorme valor ecológico.
Sinopse: Uma ótima oportunidade para descobrir a flora e os valores naturais existentes nos matos no topo da arriba fóssil da Costa da Caparica. Dos matos onde prosperam inúmeras plantas aromáticas, aos pinhais e zimbrais litorais, a biodiversidade proporciona aos visitantes uma magnífica paisagem de enorme valor ecológico.
Ponto de encontro: Parque de merendas do Centro de Interpretação da Mata dos Medos (no início da descida para a Fonte da Telha), 38.576756, -9.193637
Extensão: 5 km (ida e volta)
Duração: cerca de 3 horas
Grau de dificuldade: médio
Descubra os valores naturais existentes na frente atlântica da Costa da Caparica, explorando a zona entre marés dos pontões rochosos, arriba fóssil e o sistema dunar.
Sinopse: Venha descobrir os valores naturais existentes na frente atlântica da Costa da Caparica, através de um percurso ao longo do passeio atlântico que acompanha a frente urbana de praias, complementado pela exploração da zona entre marés dos pontões rochosos e pela interpretação do projeto de restauração ecológica dunar ReDuna da Praia de São João da Caparica.
Ponto de encontro: CMIA, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica, 38.647366, -9.240876
Extensão: 3 km (ida e volta)
Duração: cerca de 3 horas
Grau de dificuldade: baixo
Descubra a fantástica biodiversidade e geodiversidade que se esconde nesta pequena praia fluvial aberta ao gargalo do Tejo, que constitui um verdadeiro laboratório natural.
Sinopse: Neste percurso pela zona entre marés, convidamo-lo a descobrir a biodiversidade e geodiversidade da praia rochosa do Portinho da Costa na frente ribeirinha norte de Almada, e a conhecer uma das mais modernas estações de tratamento de águas residuais, a ETAR do Portinho da Costa, e o seu contributo para a proteção do estuário do Tejo.
Ponto de encontro: Praia do Portinho da Costa (38.674784, -9.220563)
Extensão: 500 m
Duração: cerca de 3 horas
Grau de dificuldade: baixo
Nota: Visita realizável apenas em períodos de maré vazia.