Proteção Civil
11 October 2021

Simulacros nos jardins de infância e escolas básicas

Entre outubro e dezembro de 2021, o Serviço Municipal de Proteção Civil irá realizar simulacros em 41 estabelecimentos escolares do concelho, envolvendo 8900 alunos.

Simulacros escolas

A Câmara Municipal de Almada, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, no cumprimento das exigências legais previstas pelo Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndios, assegura as medidas de organização e gestão da segurança nos jardins de infância e das escolas básicas do 1.º Ciclo da rede pública do concelho de Almada.

Neste âmbito, de outubro a dezembro, serão realizados simulacros para o cenário de incêndio, com posterior evacuação total em 41 estabelecimentos escolares, nomeadamente, jardins de infância e escolas básicas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, envolvendo um total de 8900 estudantes.

A realização de simulacros é fundamental para:

- Operacionalizar os planos de emergência;

- Praticar os procedimentos estabelecidos;

- Clarificar as funções atribuídas;

- Evidenciar as vulnerabilidades existentes;

- Revelar os aspetos positivos;

- Validar as melhorias introduzidas na gestão da segurança;

- Identificar futuras necessidades.