Vamos celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil
A Rede Municipal de Bibliotecas de Almada vai assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, dia 2 de abril, com a presença de três escritoras nas nossas bibliotecas: Marta Chambel e Isabel Peixeiro na biblioteca José Saramago, no Feijó, Rita Mira na biblioteca Maria Lamas, no Monte de Caparica. Esta data é celebrada por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ). O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo), cujo aniversário do nascimento é assinalado a 2 de abril. Em cada ano este dia celebra os autores de literatura infantil e as suas histórias, destacando a importância que têm no desenvolvimento da criança.
Atividades no âmbito da comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil
Dia: 1 de abril
Horário: 10h30 e 14h30
Local: Biblioteca Municipal Maria Lamas Sala Polivalente
Os Escritores existem mesmo?
Apresentação do Livro “O Duende caiu da Lua”, com a autora Rita Mira
O Tomás é um rapaz curioso, destemido e fascinado pelo espaço, cujo maior sonho é ser astronauta. Quando, certa noite, o duende Katan lhe entra pela janela do quarto, fica espantado com a sua história e decide de imediato ajudá-lo. Porém, cedo percebe que não é fácil levar o duende de volta a casa que fica… na Lua!
Será que o Tomás vai conseguir que o Katan regresse para junto da família? A imaginação, a determinação e a amizade do Tomás serão postas à prova numa missão com um final pouco provável. Mas ele agora já sabe que as coisas improváveis podem acontecer.
Rita Mira, licenciada em Gestão de Empresas, com especialização em Marketing e Comunicação. Tem desenvolvido atividades criativas de escrita para crianças. Em 2015 publicou em Inglaterra o seu primeiro livro infantil, “The Rabbit that wanted to be a singer”, pela editora Austin Macauley Publishers. Em 2019 publicou o seu primeiro livro em Portugal, e mantem o objetivo de transmitir aos jovens leitores emoções traduzidas em palavras, através de histórias mágicas e cheias de significado.
Duração: 60m
Público-alvo: Escolas: 1º Ciclo
Lotação máxima: 2 Turmas
Marcação prévia: Ana Paula Chastres
biblactividades@cma.m-almada.pt
211 934 020
___________________________________________________________________
Dia: 2 de abril
Horário: 15h30
Local: Sala de atividades
Dia Internacional do Livro Infantil - Os Escritores existem mesmo?
“A Nuvem Pipoca”, com a escritora Marta Chambel
“A Nuvem Pipoca” é um livro cheio de cor, alegria, aventura e expressividade. Apela aos valores da coragem, da tolerância, da amizade e do perdão.
E nada vai ser como dantes
Depois da história acontecer
Brincadeiras aos milhões
Crianças com dragões
Tu vais ver!
Marta da Silva Chambel é autora e professora. O seu gosto pela escrita e expressão criativa vem desde muito cedo. Sonhadora, alegre e entusiasta. Tenta através das suas criações promover não só o divertimento como também valores que considera importantes. Acredita que as histórias podem e conseguem fazer magia! É também autora da obra “O Monstro dos Beijinhos”.
Duração: 90m
Público-alvo: crianças a partir dos 4 anos
Lotação máxima: 7 famílias (máximo 14 participantes)
Marcação prévia: Cláudia Pulquério
biblactividades@cma.m-almada.pt
212 508 210
___________________________________________________________________
Dia: 1 de abril
Horário: 10h30 e 14h30
Local: Sala Polivalente
Os Escritores existem mesmo?
“O último contador de histórias” com a escritora Isabel Peixeiro
No tempo das florestas de encantos, não havia dia que não terminasse com uma história. Afinal, as histórias serviam de adubo para fazer as mais frágeis flores despontar. Animais falantes, bruxas, palácios e, até, uma caixa vermelha: tudo era uma história. Estas páginas não fogem à regra; nelas encontramos também uma história, de uma menina e do seu avô. E de palavras e pensamentos que se partilham à mesa. Querem que vos conte?
Isabel Peixeiro, doutorada em Bioquímica e Genética Molecular e certificada em Inteligência Emocional e Social, colabora no desenvolvimento de materiais didáticos para estimular a motivação e o envolvimento dos alunos na aprendizagem. Integra a equipa Re-Word-Id, onde atua como mediadora e formadora de leitura e escrita para crianças, jovens e adultos. Dedica-se ainda à curadoria de livros infantojuvenis no Kit Literário e à escrita é co-autora dos livros de metáforas Razões para Ler, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura e publicou recentemente o livro ilustrado “Talvez um cão” com The Poets and Dragons Society. E como acredita que Grandes Histórias em Mão Pequenas são um dos principais fatores de crescimento, não se cansa de falar de livros num perfil de instagram que criou em homenagem ao livro infantojuvenil.
Duração: 60m
Público-alvo: Escolas: 1º Ciclo
Lotação máxima: 2 Turmas
Marcação prévia: Cláudia Pulquério
biblactividades@cma.m-almada.pt
212 508 210
___________________________________________________________________
Dia: 23 de abril
Horário: 16h
Local: Sala Polivalente
Dia Mundial do Livro - Escrever em liberdade
Encontro com o escritor Bruno M. Franco, cuja obra mais recente é o livro Segredo Mortal. Uma conversa à volta da escrita, dos livros e da liberdade de escrever num tempo sem censura.
Bruno M. Franco é um escritor português nascido em setembro de 1990. Licenciado em Radioterapia, trabalha no IPO de Lisboa. Praticou natação de competição desde 2002 até 2016, representando o Clube Lisnave e, mais tarde, o Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro. Sempre que pode, continua a dar umas braçadas com a sua equipa. Autor do romance policial Segredo Imortal, ocupa parte do seu tempo a escrever no seu blogue pessoal, onde se podem encontrar alguns textos inéditos do autor.
Entrada Livre