7 May 2022 16:00

Dia: 7 de maio
Local: Biblioteca Municipal José Saramago - Sala Polivalente

Apresentação do Livro "Solidariedade na Montanha", de Américo Lourenço
“Solidariedade na Montanha ensina que nunca é tarde para estender a mão a alguém que esteja a passar por momentos difíceis e quanto maior for o espírito colaborativo e de entreajuda melhor será o mundo em que vivemos. Através de uma bonita história de amor, Américo Lourenço explora a importância das relações comunitárias, da participação social e do comportamento solidário que devem prevalecer para contrariar o egoísmo e o individualismo crescentes”

Américo Lourenço - nascido em Lisboa a 29 de junho de 1963, viveu a sua infância e parte da juventude em S. Domingos de Benfica, fez o ensino até ao 12º ano, traduzindo-se a sua vontade de aprender em inúmeras ações de formação.
Foi tripulante/voluntário de um navio, cultiva o gosto pela leitura e pela escrita, sendo alguém que se interessa pelas questões sociais.

Público-alvo: Público em geral
Entrada livre

________________________________________________________________________

Dia: 21 de maio
Local: Biblioteca Municipal José Saramago - Sala Polivalente

Apresentação do Livro “O Colono”, de António Manuel Baptista
“A guerra colonial e o abandono a que foi vetada a população portuguesa durante o conturbado processo de descolonização, designadamente em Angola, deixaram marcas que continuam a mover a surpreendente veia literária de António Baptista e inspiraram a sua nova obra “O Colono”. Num tempo histórico que não quer ver esquecido e sem deixar de recordar factos vividos, o autor abre a narrativa a Glória e Tony, personagens ficcionados que entre cinzas e ruínas se cruzam num período de atroz insegurança e não resistem a um amor que se sobrepõe ao medo e ao desespero.”

António Manuel Baptista - Nasceu em 19 de julho de 1943 na cidade de Macedo de Cavaleiros. Frequentou a Escola Comercial, Liceu e o Curso de Gestão de Empresas em Luanda. Integrou o Exército Português em 1963, frequentando a Escola de Sargentos de Tavira e Mafra. Em 1964 foi mobilizado como Furriel Miliciano, para as Guerras de Angola e Cabinda, onde permaneceu até fins de 1967.

Público-alvo: Público em geral
Entrada livre

________________________________________________________________________

Dia: 21 de maio
Local: Biblioteca Municipal José Saramago - Sala de atividades

Os Escritores existem mesmo?
Apresentação do Livro “Alimentos Sol: A Missão do TunEco”, com as autoras Célia Estrela "Pachamã" e Olga Nabais

“A Missão do TunEco” é um livro enternecedor que incentiva os mais novos a optar por uma alimentação saudável e equilibrada, inspirando-os a defender a sua saúde e a salvar a planeta.
Assinado por Célia Estrela e Olga Nabais e com ilustrações de Ricardo Inácio, o livro também disponibiliza receitas saudáveis e apetitosas que podem ser experimentadas por toda a família em divertidos momentos de convívio e aprendizagem.

Célia Estrela "Pachamã" é natural de Moçambique onde cresceu com muita liberdade a brincar na terra. Viveu em Londres e atualmente reside em Portugal. Desenvolveu a sua carreira na área da alimentação e atualmente é sócia-gerente e chef de cozinha vegetariana no restaurante Almaré. Recebeu o convite para escrever o livro “A Missão do TunEco” e desempenhar o papel de Mãe Terra, quando conta a história. Desenvolveu o projeto de alimentação sustentável para crianças juntamente com a co-autora deste livro, Olga Nabais.

Olga Marisa Loureiro Nabais, nasceu em Lisboa a 14 de novembro de 1980. Estudou Psicologia Clínica no Instituto Piaget. Durante o seu percurso profissional, trabalhou quase sempre com crianças, sendo que o último trabalho foi no projeto “A Missão do TunEco”, em conjunto com a outra autora, Célia Estrela. Este projeto tem como objetivo sensibilizar as crianças para uma alimentação saudável.

Duração: 60m
Público-alvo: crianças a partir dos 4 anos, público geral
Lotação máxima: 12 famílias (máximo 24 participantes)
Marcação prévia: Cláudia Pulquério