Cuidar das nossas praias. Faça a sua parte

Cuidar das nossas praias
Cuidar das nossas praias_Câmara Municipal de Almada

Almada tem uma frente atlântica de praias fantástica. Com a chegada do Verão é bom saber que temos à nossa espera praias de areias limpas e água de excelente qualidade.

Para que as praias de Almada sejam cada vez melhores, a ação de cada um é fundamental. Existem cuidados simples que cada um pode ter e que contribuirão para que as nossas praias sejam cada vez mais limpas, bonitas e seguras e para que este património natural seja sempre protegido.

Este Verão todas as praias atlânticas do concelho de Almada têm “Qualidade de Ouro”, um galardão da Quercus que premeia as praias cujas águas balneares tenham tido a classificação “Excelente” nos últimos 5 anos consecutivos. Há também 7 praias galardoadas com a Bandeira Azul, um prémio que distingue as praias com boa qualidade ambiental e adequados apoios de praia.

Desfrute das praias de Almada este Verão, mas não se esqueça de fazer a sua parte!

Proteja a Natureza da praia!

Lembre-se que na praia existem plantas e animais que aqui vivem todo o ano. Na praia, nas dunas, na arriba fóssil e nas matas envolventes, são muitas as espécies que dão vida e riqueza a este ambiente. Respeite esta biodiversidade e circule apenas pelos acessos existentes e use os passadiços. Evite pisar ou arrancar a vegetação das dunas e não acampe nas dunas. A vegetação dunar tem um papel fundamental na retenção das areias e na proteção da praia aos fenómenos de erosão.

Deixe a praia limpa!

Deite o seu lixo nos contentores colocados no areal. Se estiverem cheios, guarde-o e deposite-o num contentor no final do dia de praia. Melhor ainda, separe o seu lixo e coloque-o num ecoponto. E melhor ainda, apanhe algum lixo que outros deixaram no areal. Se muitos derem o exemplo, serão menos os que sujam.

Durante a noite, equipas municipais limpam quilómetros de areal, mas faça a sua parte por uma praia limpa.

Venha para a praia em transportes públicos ou, se possível, de bicicleta

Chegar nem sempre é fácil, devido ao grande número de visitantes. Evite congestionamentos e a dificuldade do estacionamento vindo de transportes públicos ou partilhando carro com amigos.

Se vem de Lisboa, uma boa alternativa é vir de bicicleta no barco de Belém à Trafaria e depois pedalar pelo percurso ciclável “Bicla Tejo” que liga a Trafaria à Costa da Caparica.

Deixe ouvir as ondas!

Se levar música para a praia, não a ponha tão alto que não se consigam ouvir as ondas e as gaivotas... Não provoque ruído que incomode as outras pessoas e seres vivos com quem partilha a praia.

Motores na praia não!

A praia é um ecossistema frágil que depende da existência de dunas consistentes e saudáveis. Não as destrua, nem circule sobre elas com qualquer tipo de veículo. As motas de água também não são bem-vindas a um local que se quer seguro para todos.