17 May 2022 10:00

28 May 2022 18:00
Biblioteca Municipal José Saramago
VER MAPA

Aniversário da Biblioteca José Saramago 2022 - “Vamos Navegar na Onda de Saramago”

Aniversário da Biblioteca José Saramago 2022

A Biblioteca José Saramago, sendo uma biblioteca pública, tem um papel importante como espaço público, de encontro, de conhecimento e informação, de fruição cultural, de saberes e vivências.
Para comemorar o 13º aniversário da Biblioteca José Saramago, apresentamos um conjunto de atividades para vários públicos, cujo o tema é “Vamos Navegar na Onda de Saramago”, que irá decorrer entre os dias 17 a 28 de maio.

Com estas atividades damos a conhecer a biblioteca e sua dinâmica, proporcionando o conhecimento multicultural e o combate à iliteracia, através do acesso a atividades diversificadas, sensibilizando as famílias/público em geral para a importância do livro e da leitura como fator de desenvolvimento.

Dias: 14 a 27 de maio
Horário: 10h00 às 18h00
Local: Sala Polivalente

Exposição “Monstros da Tua Cabeça”, de Ivan Nascimento
O Projeto Monstros da Tua Cabeça nasce do paradoxo entre a infância e a maioridade. Com objetivos muito específicos e intrinsecamente ligados aos valores, ao sonho, à consciência humana, ao subconsciente, às dúvidas, aos medos entre outras coisas que fomentam a busca interna, a imaginação e a criatividade "abanando" o intelecto e mexendo com a consciência humana.
Para além dos trabalhos do autor, será apresentado o projeto desenvolvido entre o artista e os docentes com os alunos do 7.º ano da Escola de Vale Rosal.

Ivan Nascimento, É licenciado em PROMOÇÃO ARTÍSTICA E PATRIMÓNIO, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Estágio no Museu da Cidade de Almada enquanto componente prática da Licenciatura) em 2008, e Pós-Graduação em EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa em 2012.
Tendo desenvolvido o gosto pelas artes desde cedo, tem feito inúmeras exposições quer a nível nacional quer a nível internacional.
Já expôs em espaços como o CACTEJO, Centro Cultural da Malaposta, Biblioteca José Saramago, Biblioteca Padre João Maia, Oficina da Cultura, Forum Municipal Romeu Correia, Espaço Onda Jovem, Centro de Arte e Cultura de Ponte de Sôr, Posto de Turismo da Moita, Biblioteca da UNIESP (Brasil), entre outros.
Venceu o Prémio Almada Jovem Talento 2009 na categoria “Almada Terra do Conhecimento”.

Público-alvo: Público em geral
Entrada Livre

Dia: 21 de maio

Oficina “Histórias com Yoga – Shanti Yoga for All
Como num sonho, os livros põem em cena as vivências e emoções, os afetos, as personagens que fazem parte de nossa história de vida, as memórias que nos sustentam e nos dão estrutura. Shanti yoga kids, é um projeto que acrescenta aos projetos de literacia na infância mais um elemento vital. Associa narrativas lúdicas e encenadas aos Asanas (posturas biofísicas) e aos princípios morais do yoga (Yamas e Nyamas), de forma a aproximar as crianças do universo do yoga, mas também estimulando o interesse pela leitura.

“Elmer e a Borboleta, de David Mckee”, com Raquel Canhão
Elmer ouve um pedido de socorro. A Borboleta ficou presa num buraco! O Elmer ofereceu-se para a ajudar. Esticou daqui, alongou dali e a borboleta conseguiu libertar! Em troca, ela promete ajudá-lo se ele precisar. Mas...como poderá uma borboleta ajudar um elefante?

Raquel Canhão é instrutora de Yoga. Tem o curso de especialização em neurociência e neuroplasticidade. Desde 2017 que tem sido facilitadora de yoga, meditação competências sócio emocionais e expressão corporal para crianças.

Público-alvo: crianças a partir dos 4 anos
Lotação máxima: 12 famílias (máximo 24 participantes)

Dia: 21 de maio
Local: Sala de atividades

Os Escritores existem mesmo?
Apresentação do Livro “Alimentos Sol: A Missão do TunEco”, com as autoras Célia Estrela "Pachamã" e Olga Nabais

“A Missão do TunEco” é um livro enternecedor que incentiva os mais novos a optar por uma alimentação saudável e equilibrada, inspirando-os a defender a sua saúde e a salvar a planeta.
Assinado por Célia Estrela e Olga Nabais e com ilustrações de Ricardo Inácio, o livro também disponibiliza receitas saudáveis e apetitosas que podem ser experimentadas por toda a família em divertidos momentos de convívio e aprendizagem.

Célia Estrela "Pachamã" é natural de Moçambique onde cresceu com muita liberdade a brincar na terra. Viveu em Londres e atualmente reside em Portugal. Desenvolveu a sua carreira na área da alimentação e atualmente é sócia-gerente e chef de cozinha vegetariana no restaurante Almaré. Recebeu o convite para escrever o livro “A Missão do TunEco” e desempenhar o papel de Mãe Terra, quando conta a história. Desenvolveu o projeto de alimentação sustentável para crianças juntamente com a co-autora deste livro, Olga Nabais.

Olga Marisa Loureiro Nabais, nasceu em Lisboa a 14 de novembro de 1980. Estudou Psicologia Clínica no Instituto Piaget. Durante o seu percurso profissional, trabalhou quase sempre com crianças, sendo que o último trabalho foi no projeto “A Missão do TunEco”, em conjunto com a outra autora, Célia Estrela. Este projeto tem como objetivo sensibilizar as crianças para uma alimentação saudável.

Público-alvo: crianças a partir dos 4 anos, público geral
Lotação máxima: 12 famílias (máximo 24 participantes)

Dia: 28 de maio
Local: Sala de atividades

Hora do Conto “Hora do Conto “Orelhas de Borboleta”, de Luisa Aguiar e André Neves
"Ter as orelhas grandes, o cabelo rebelde, ser alto ou baixo, magro ou rechonchudo... até a mais insignificante característica de alguém pode ser motivo de troça entre as crianças.”
Através desta história vamos demonstrar a todas as crianças, tanto aos que troçam como aos que são vítimas de algum comentário mais depreciativo, que esse tipo de comportamento é reprovável.

Livro recomendado pelo PNL
Público-alvo: crianças a partir dos 3 anos
Lotação máxima: 7 famílias (aproximadamente 14 a 16 participantes)