Banner Encontro Nacional Centros Históricos

A Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico e a Câmara Municipal de Almada organizam entre, 10 e 12 de novembro de 2022, no Auditório Fernando-Lopes Graça do Fórum Municipal Romeu Correiao XVIII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico.

Subordinado ao tema central “Turismo e Centros Históricos”, o Encontro visa refletir sobre o Turismo e as suas implicações nos centros históricos, seja como inegável fator de desenvolvimento e de regeneração, mas também de ameaça ao património edificado, às atividades tradicionais e à permanência da população residente.

Serão discutidas as várias realidades dos centros históricos portugueses, os seus problemas e desafios e as estratégias e os instrumentos para lhes fazer face, no quadro da compatibilização entre as necessidades de revitalização e modernização das áreas centrais, com a salvaguarda dos seus valores identitários, patrimoniais e tecido social, bem como o papel que um turismo sustentável pode ter neste processo.

Serão incontornáveis as abordagens a questões como a compatibilização entre habitação e lazer, a disponibilização de habitação para arrendamento permanente, as questões da transformação de usos do edificado, o alojamento local, a mobilidade e a limpeza urbana, os instrumentos de financiamento e legislativos.

Custos de inscrição

Associados (Municípios e entidades com protocolo assinado com a APMCH)

• Inscrições sem comunicação: 75 €
  • Inscrições sem comunicação, a partir da 2ª inscrição da mesma entidade: 60 €
  • Inscrições com comunicação: 50 €

Entidades oficiais, universidades e associações

• Inscrições sem comunicação: 100 €
  • Inscrições sem comunicação, a partir da 2ª inscrição da mesma entidade: 80 €
  • Inscrições com comunicação: 65 €

Municípios não associados e empresas

• Inscrições sem comunicação: 150 €
  • Inscrições sem comunicação, a partir da 2ª inscrição da mesma entidade: 120 €
  • Inscrições com comunicação: 100 €

Estudantes e residentes no Município estão isentos de pagamento mediante apresentação de comprovativo.

Nota: As inscrições sem pagamento não dão direito aos almoços e jantares oferecidos

Data Limite de Apresentação de Comunicação
28 de outubro de 2022

Data Limite de Inscrição
10 de novembro de 2022 (Obrigatório apresentar o comprovativo de pagamento)

tcenthistoricos@cma.m-almada.pt

Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico

✉︎ apmch.geral@gmail.com

Restaurantes e Alojamentos

Almada tem uma oferta tão diversificada como o próprio destino. Desde soluções de hotelaria mais tradicionais até locais que oferecem uma experiência mais intimista, das escolhas mais centrais aos recantos rodeados pela natureza, não faltam opções e oportunidades para ficar surpreendido.

Alojamentos

Na gastronomia local, que se expressa por meio de vários eventos, os sabores do oceano predominam. Destacam-se aqui os pratos de peixe fresco(como a cavala), o marisco, as cataplanas, as caldeiradas, as amêijoas à Bulhão Pato e as deliciosas carvoadas. A cozinha tradicional portuguesa cruza-se com paladares de muitas outras culturas e países, numa oferta cada vez mais diversificada, que passa também pela cozinha de autor, de fusão e contemporânea, vegetariana ou vegana, com opções para todos os gostos.

Restaurantes