Skip to main content
Bibliotecas
Cinema
Gratuito
Inscrição prévia
Literatura
25 June 2024 20:00

a

27 June 2024 22:00
Biblioteca Central
VER MAPA

O filme é melhor do que o livro? "O vale Abraão”, Manuel de Oliveira (realizador) / Agustina Bessa-Luís (escritora)

Image
Bibliotecas

Com base no livro “O Vale Abraão”, de Agustina Bessa-Luís, e na sua adaptação cinematográfica, de Manuel de Oliveira, são propostos 2 encontros: um para ver o filme, na noite de 25 de junho, e outro para discutir o livro e estabelecer uma comparação entre ambos, na noite de 27.

Livro: Agustina Bessa-Luís narra a história da apaixonante Ema, cujo rosto perfeito desnorteia a vida pacata do médico da cidade, com quem se casa por comodidade quando ele enviúva. O convívio do casal é determinado pela frieza da jovem no trato com o seu marido de idade mais avançada. Sem demonstração de amor ou carinho, o dinheiro rege a união, mascarada pelos casos extraconjugais da mulher, sabidos e tolerados. O ambiente, supostamente clássico, no qual avança a narrativa - de casas senhoriais e decadentes - não passa de mero artifício de despiste. A linearidade que se poderia esperar dos elementos esconde a profundeza de uma personalidade que, ao mesmo tempo, se liga à personagem de Flaubert e faz o retrato de um Portugal inadaptado à modernidade.

Filme: “Vale Abraão” é uma longa-metragem franco-helvética-portuguesa de ficção, realizada por Manoel de Oliveira no ano de 1993. É baseada no romance homónimo de Agustina Bessa Luís, publicado em 1991, escrito a pedido do realizador, que por sua vez é uma adaptação de Madame Bovary de Flaubert a um Portugal contemporâneo. O Filme conta com os atores Leonor Silveira e Luís Miguel Cintra nos principais papeis.

Dias: Visionamento do filme: 25 de junho
          Discussão do livro e do filme: 27 de junho
Horário: 25 de junho às 20h e 27 de junho às 21h
Público-alvo: maiores de 18 anos
Entrada Livre