Aproveite os seus tempos livres para conhecer alguns dos principais valores naturais do Concelho de Almada, participando nas visitas guiadas e percursos pedestres de interpretação da natureza dinamizados pela Câmara Municipal de Almada.

A Câmara Municipal de Almada dinamiza regularmente vários percursos e visitas de descoberta do património natural do concelho, acompanhados por técnicos municipais especializados nas áreas da Biologia e Geologia.

Estes passeios gratuitos, que visam dar a conhecer a biodiversidade e geodiversidade existente no concelho, decorrem em datas previamente agendadas ou mediante marcação em datas a acordar para grupos organizados com pelo menos 10 participantes.

Descubra abaixo quais os percursos disponíveis e inscreva-se através dos seguintes contactos (as atividades estão limitadas a um máximo de 30 participantes por sessão e requerem inscrição prévia):

 

Divisão de Intervenção Ambiental e Ecológica

Tel. 212722518 | E-mail: diacs@cma.m-almada.pt

Percursos de Interpretação da Natureza de Almada
Do Cristo Rei ao Tejo: uma descida no tempo

Embarque numa verdadeira viagem no tempo, observando camadas de rochas e fósseis que permitem descortinar os ambientes e paisagens existentes na região há milhões de anos atrás e perceber a forma como evoluíram ao longo do tempo.

Sinopse: Seguindo um percurso com vistas únicas sobre o rio, propomos uma descida desde o Cristo Rei até ao Tejo, que funciona como uma verdadeira viagem no tempo. A observação de camadas de rochas cada vez mais antigas e dos fósseis nelas contidos dá-nos uma ideia dos ambientes e paisagens existentes na região entre os 20 e os 16 milhões de anos e da forma como evoluíram ao longo do tempo.

Ponto de encontro: Rotunda do Cristo Rei (em frente ao Edifico de Acolhimento de Peregrinos, fora do recinto do Santuário do Cristo Rei), 38.676575, -9.170837

Extensão: 2 km (ida e volta)

Duração: cerca de 3 horas

Grau de dificuldade: médio

Nota: Visita realizável apenas em períodos de maré vazia.


Do Cristo Rei ao Tejo  Do Cristo Rei ao Tejo  Do Cristo Rei ao Tejo

Folheto do percurso Do Cristo Rei ao Tejo: uma descida no tempo
Estação da Biodiversidade do Parque da Paz

Venha explorar o lado menos conhecido do pulmão da cidade de Almada, conhecendo de perto a variada fauna e flora e os diferentes habitats que aqui existem, os quais justificaram a criação neste parque da primeira estação da biodiversidade em contexto urbano a nível nacional.

Sinopse: Percorrendo os caminhos do Parque da Paz, o visitante será conduzido pelos vários habitats existentes neste parque urbano, convidando-o a descobrir a sua abundante diversidade biológica. Ao longo do percurso, o visitante encontra 6 painéis informativos sobre a fauna e flora, que funcionam como um guia de campo instalado no terreno, painéis esses que dão a conhecer algumas das espécies mais emblemáticas de animais e plantas existentes no parque, com particular destaque para as aves, répteis, anfíbios, mamíferos, plantas em flor e insetos

Ponto de encontro: Monumento à Paz (escultura em ferro situada próximo do lago), 38.664791, -9.165455

Extensão: 2 km (percurso circular)

Duração: cerca de 3 horas

Grau de dificuldade: baixo

 

EBIO Parque da Paz  EBIO Parque da Paz  EBIO Parque da Paz

Guião da Estação da Biodiversidade do Parque da Paz
Observação de aves no Parque da Paz

Venha passear pelo parque com um guia especializado e descubra as muitas espécies de aves que aqui ocorrem, desde as mais óbvias aves aquáticas que vivem no lago, às aves mais esquivas e discretas que passam frequentemente despercebidas.

Sinopse: Além das aves ornamentais que vivem junto ao lago, que incluem várias espécies de gansos e patos exóticos, no Parque da Paz ocorrem também muitas outras aves que passam mais despercebidas, incluindo espécies aquáticas, como a galinha-de-água, o mergulhão-pequeno e o guarda-rios, ou terrestres, como o gaio, a águia-de-asa-redonda e o pica-pau-malhado. Venha passear pelo parque e descobrir todas estas espécies numa visita guiada.

Ponto de encontro: Monumento à Paz (escultura em ferro situada próximo do lago), 38.664791, -9.165455

Extensão: 2 km (percurso circular)

Duração: cerca de 3 horas

Grau de dificuldade: baixo
 

Observação de aves no Parque da Paz  Observação de aves no Parque da Paz  Observação de aves no Parque da Paz

Brochura O meu guia de aves do Parque da Paz, Almada
Flora e Vegetação da Mata dos Medos

Participe num percurso pedestre de descoberta da flora e vegetação da Reserva Botânica da Mata dos Medos, onde os matos de aromáticas, pinhais e zimbrais litorais compõem uma magnífica paisagem de enorme valor ecológico.

Sinopse: Uma ótima oportunidade para descobrir a flora e os valores naturais existentes nos matos no topo da arriba fóssil da Costa da Caparica. Dos matos onde prosperam inúmeras plantas aromáticas, aos pinhais e zimbrais litorais, a biodiversidade proporciona aos visitantes uma magnífica paisagem de enorme valor ecológico.

Ponto de encontro: Parque de merendas do Centro de Interpretação da Mata dos Medos (no início da descida para a Fonte da Telha), 38.576756, -9.193637

Extensão: 5 km (ida e volta)

Duração: cerca de 3 horas

Grau de dificuldade: médio
 

Flora e Vegetação da Mata dos Medos  Flora e Vegetação da Mata dos Medos  Flora e Vegetação da Mata dos Medos

Folheto do percurso Flora e Vegetação da Mata dos Medos
Património natural da Costa da Caparica

Descubra os valores naturais existentes na frente atlântica da Costa da Caparica, explorando a zona entre marés dos pontões rochosos, arriba fóssil e o sistema dunar.

Sinopse: Venha descobrir os valores naturais existentes na frente atlântica da Costa da Caparica, através de um percurso ao longo do passeio atlântico que acompanha a frente urbana de praias, complementado pela exploração da zona entre marés dos pontões rochosos e pela interpretação do projeto de restauração ecológica dunar ReDuna da Praia de São João da Caparica.

Ponto de encontro: CMIA, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica, 38.647366, -9.240876

Extensão: 3 km (ida e volta)

Duração: cerca de 3 horas

Grau de dificuldade: baixo
 

Património Natural da Costa da Caparica  Património Natural da Costa da Caparica  Património Natural da Costa da Caparica

A vida entre marés na praia do Portinho da Costa

Descubra a fantástica biodiversidade e geodiversidade que se esconde nesta pequena praia fluvial aberta ao gargalo do Tejo, que constitui um verdadeiro laboratório natural.

Sinopse: Neste percurso pela zona entre marés, convidamo-lo a descobrir a biodiversidade e geodiversidade da praia rochosa do Portinho da Costa na frente ribeirinha norte de Almada, e a conhecer uma das mais modernas estações de tratamento de águas residuais, a ETAR do Portinho da Costa, e o seu contributo para a proteção do estuário do Tejo.

Ponto de encontro: Praia do Portinho da Costa (38.674784, -9.220563)

Extensão: 500 m

Duração: cerca de 3 horas

Grau de dificuldade: baixo

Nota: Visita realizável apenas em períodos de maré vazia.
 

A vida entre marés no Portinho da Costa  A vida entre marés no Portinho da Costa  A vida entre marés no Portinho da Costa