Em Almada têm lugar, há vários anos, eco-mercados de rua que contribuem para divulgar alternativas de consumo mais sustentáveis e promover um modo de vida mais saudável e de menor impacte ambiental. O primeiro ocorreu em 2000, no âmbito da Semana Verde e Energia, e foi um dos primeiros mercados de rua do país com produtos biológicos. Desde essa data e até ao presente, alargou-se a oferta e diversificaram-se as iniciativas.
Conheça-os aqui mas, sobretudo, visite-os!

Este eco-mercado reúne uma seleção de produtores agrícolas, artesãos, designers, artistas e empresas que querem contribuir, cada um à sua maneira, para criar um mundo melhor. Constitui ume evolução do “Mercado da Horta”, realizado na Costa da Caparica e depois no Parque da Paz.
Sob o lema “Local, Fresco, Natural”, este mercado é uma montra de projetos locais e regionais e um ponto de encontro entre produtores e consumidores que se preocupam com os seus hábitos de consumo, com a sua saúde e com o impacto do seu modo de vida no Planeta.
Produtos da horta acabados de colher, cosmética com ingredientes naturais, artesanato com materiais reciclados, sementes e plantas para casa e jardim, mel, azeite e outros produtos da terra, brinquedos ecológicos e artigos zero waste … são apenas algumas das muitas sugestões fáceis de encontrar neste mercado original.
Também se pode provar um snack saudável e feito localmente, e participar nas várias eco-oficinas e atividades gratuitas que fazem parte do programa de cada edição.
Horário de funcionamento: Último fim-de-semana de cada mês, entre as 10h00 e as 18h00. De Março a Novembro.
Local: Alameda do Parque da Paz
Organização: Câmara Municipal de Almada e Mizuca, Oficina de Coisas
Quer participar ou propor uma eco-atividade?
Visualize os nossos contactos aqui.
Sábados de manhã é dia de compras frescas e saudáveis no coração da cidade de Almada. Neste eco-mercado, todos os produtos à venda são de agricultura biológica certificada.
Fruta, legumes, ervas aromáticas, azeite, mel, pão, vinho e sabonetes naturais são apenas alguns dos muitos produtos que poderá encontrar neste eco-mercado. Para além de encontrar uma grande diversidade de produtos, poderá contactar diretamente com os agricultores que terão gosto em falar do seu trabalho e da qualidade e origem dos seus produtos.
Horário de funcionamento: Todos os sábados, das 10h00 às 13h00
Local: Praça Movimento das Forças Armadas, Almada
Organização: Agrobio
Apoio: Câmara Municipal de Almada
Semelhante ao Mercado Biológico de Almada, este pequeno mercado de rua é também exclusivo para produtores de agricultora biológica certificada.
Localizado junto do terminal de transportes de Cacilhas, este foi o primeiro mercado biológico regular da margem sul.
Uma ótima sugestão para fazer compras saudáveis, depois do dia de trabalho no regresso a casa, sobretudo se usa este terminal nas suas deslocações diárias.
O Mercado Biológico de Cacilhas encontra-se temporariamente suspenso enquanto decorrerem obras no Largo Alfredo Diniz, em Cacilhas. |
Horário de funcionamento: Todas as quartas-feiras, das 14h00 às 18h30 (horário de inverno), ou das 14h00 às 20h00 (horário de verão)
Local: junto ao chafariz do Largo Alfredo Diniz, em Cacilhas
Organização: Agrobio
Apoio: Câmara Municipal de Almada
Este é um mercado de Natal, com um conceito de sustentabilidade único e pioneiro no país (nasceu em 2003), onde se podem descobrir muitas ideias para presentes de Natal mais sustentáveis e solidários, criados por dezenas de produtores, projetos e marcas selecionadas de todo o país.
No evento também participam várias instituições de solidariedade social de Almada.
Deste animado mercado faz também parte um vasto programa de eco-atividades originais, totalmente gratuitas, sobretudo as muitas oficinas práticas onde os visitantes podem construir, sem custos, as suas próprias prendas, embrulhos ou decorações de Natal. Há também showcookings, passeios de bicicleta solidários, eco-atividades para famílias, e muito mais.
O seu objetivo último é ajudar a construir um Natal mais amigo das Pessoas e do Planeta.
Horário de funcionamento: Em dezembro, data da próxima edição a definir
Local: Centro de Almada, local da próxima edição a definir
Organização: Câmara Municipal de Almada
Quer participar no MNAT ou propor uma atividade?
Visualize aqui os nossos contactos.