A Câmara Municipal de Almada é um dos municípios que integrou a Rede Piloto para a Mobilidade Elétrica (MOBI-E), estabelecida em 2009.
A aposta na promoção da mobilidade elétrica era uma das dimensões da “Estratégia Local para a Mobilidade Sustentável”, por concorrer para a redução da poluição atmosférica (emissões locais) e sonora e para a descarbonização da mobilidade urbana, um dos setores com maior peso na matriz carbónica de Almada.
Para fazer face ao cada vez maior número de veículos elétricos (VE) em circulação, que obrigam a uma maior capacidade e diversificação das soluções de carregamento, o Município tem vindo a adotar uma postura ativa de monitorização, avaliação das necessidades e planeamento do alargamento da atual rede, tendo desenvolvido o Plano 2.0 de Expansão da Rede de Carregamento de Veículos Elétricos do Concelho de Almada.
A expansão da rede de Pontos de Carregamento de Veículos Elétricos (PCVE) irá contemplar zonas ainda não servidas, melhorar a cobertura em locais onde esta é insuficiente e adequar a potência dos equipamentos, visando uma resposta eficaz às necessidades dos residentes e visitantes de Almada que utilizam VE nas suas deslocações. Entre outras soluções tecnológicas, contempla a instalação de HUB, com pontos de carregamento rápidos. Está também, naturalmente, alinhada com os objetivos de política Nacional e Comunitária, consubstanciados, entre outros, no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050.
Ainda no âmbito da promoção da mobilidade elétrica, a Câmara Municipal de Almada apostou na eletrificação da sua frota, tendo elaborado um Caderno de Recomendações para a renovação da Frota do Município, que contemplou a integração progressiva e a aquisição de Veículos Híbridos e de Veículos Elétricos, com medidas pioneiras à sua época, como foi o caso da aquisição da primeira frota pública de veículos híbridos do País, em 2004/2005, bicicletas elétricas e segways para a manutenção de parques urbanos, triciclos elétricos para as brigadas de valorização urbana, miniautocarros elétricos para o serviço de mobilidade inclusiva, entre outras.
Mais recentemente, o Departamento de Inovação, Ambiente, Clima e Sustentabilidade, em parceria com a AGENEAL, Agência Municipal de Energia de Almada, tem submetido candidaturas ao Fundo Ambiental, para obtenção de cofinanciamento à aquisição de viaturas ligeiras de passageiros e mercadorias e quadriciclos, 100% elétricos, para apoio aos Serviços Ambientais do Município.