ODS 2030 - Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, aprovada em Setembro de 2015 por 193 países-membros, é constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 Metas. 

Este roteiro comum para os países alcançarem a sustentabilidade até 2030 resultou do trabalho conjunto de estados, governos locais, empresas, organizações e cidadãos de todo o mundo e visa criar um novo modelo à escala global que promova a prosperidade e o bem-estar de todos, acabe com a pobreza, protegendo o ambiente e não ultrapassando a capacidade de carga do Planeta.

ODS_Câmara Municipal de Almada

Os governos locais, em particular, pela sua proximidade às populações, devem desenvolver e concretizar soluções que respondam aos desafios e problemas locais, contribuindo para a sustentabilidade do seu território no presente e do futuro.

Almada tem vindo a trabalhar para uma intervenção local multidimensional que visa aumentar a qualidade de vida, a sustentabilidade e a resiliência dos sistemas naturais e construídos, à luz dos 17 ODS da ONU. Esta opção reflete-se nas medidas e projetos que integram os eixos de atuação do município e que concorrem para um concelho inclusivo, qualificado, resiliente, energeticamente eficiente e sustentável.

Várias são as atividades alinhadas com diferentes ODS, ao nível da educação e integração, coesão social, proteção dos valores ambientais e socioculturais, qualificação ambiental, promoção da ecoeficiência, resiliência às alterações climáticas, requalificação e valorização do espaço público e inovação para a sustentabilidade.

Como exemplo desta estratégia, destaca-se o reconhecimento internacional de Almada através do projeto ReDuna, intervenção de iniciativa municipal para o restauro ecológico das dunas de S. João da Caparica, que decorre desde 2014, associada à concretização dos ODS 11 e 13. Neste projeto são aplicadas soluções de base ecológica para recuperar o sistema dunar local, aumentando a capacidade de retenção das areias e tornando o cordão dunar mais resistente à erosão provocada pelo vento e pelo mar, ao mesmo tempo que se promove a qualidade ambiental, paisagística e turística da envolvente.  Este projeto foi referido no Relatório Internacional da ONU “Restauração Ecológica para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

ODSAgenda21C_Câmara Municipal de Almada

 

Almada tem também apostado na divulgação dos ODS junto de um público mais jovem, nomeadamente no contexto do trabalho realizado com crianças envolvidas no projeto Agenda 21 da Criança de Almada. Recentemente, no âmbito deste projeto municipal de Educação para a Sustentabilidade, foi lançado um Caderno dedicado aos ODS, que reúne um  conjunto de ideias dos mais novos para melhorar Almada e o Mundo. É a sua visão dos ODS.