Almada Velha: Valorização Patrimonial do Núcleo Histórico Urbano

Almada Velha_5
Almada velha_4
Almada Velha_3

As características da malha urbana de Almada (a sua génese e expansão) permanecem ainda pouco conhecidas, embora a pesquisa documental e os trabalhos arqueológicos realizados ao longo dos últimos 40 anos tenham vindo a preencher algumas lacunas.

É neste contexto que surge este projeto de investigação, que tem como principal objetivo sistematizar o conhecimento adquirido e lançar novas linhas de intervenção, reunindo e estudando dados que permitirão conhecer e caracterizar a evolução do urbanismo no núcleo histórico de Almada, bem como da estrutura social e económica e das suas vivências quotidianas ao longo dos séculos.
Entre os trabalhos a realizar incluem-se o estudo de contextos arqueológicos e o inventário e a valorização das suas coleções, a criação de uma carta de sensibilidade patrimonial do centro de histórico e o desenvolvimento de estratégias de interação entre a comunidade e o património arqueológico e construído.

Este projeto reúne uma equipa composta por investigadores da Câmara Municipal de Almada, do centro de investigação da NOVA FCSH, CHAM – Centro de Humanidades, e do CIAS – Centro de Investigação em Antropologia e Saúde.

Duração do Projeto: 2021-2023

Para mais informações: 21 272 41 90; arqueologia@cm-almada.pt