1 June 2022 09:00

Arquivo Histórico

Local: Campus de Almada do Instituto Superior Piaget, Pragal

Exposição Observações médio meteorológicas
As observações médicas e meteorológicas em Almada: a medicina nos séculos XVIII e XIX.
A saúde sempre foi um bem muito desejado na sociedade. Nesta mostra documental inédita sobre a Medicina e a Meteorologia em Almada, nos séculos XVIII e XIX, são divulgados os cuidados de saúde através dos registos dos diários, escritos pelos médicos do Partido da Câmara, com informações sobre as terapêuticas e sobre o meio natural e social de Almada. As vereações da Câmara Municipal nomeavam anualmente os médicos para atenderem às situações de doenças dos habitantes. Remunerados pela Câmara, os médicos coexistiam com cirurgiões, barbeiros, sangradores e curandeiros. Os registos meteorológicos relacionavam as condições climatéricas com as doenças mais frequentes e as condições de salubridade.

Local: Estação de Comboios da Fertagus, Pragal

Exposição Memórias da Praia do Sol
No dia 12 de fevereiro de 1949, com a publicação em Diário do Governo, a Costa de Caparica alcançou objetivo de autonomia administrativa no mapa do concelho.
A evocação deste acontecimento é de particular simbolismo na evolução e afirmação histórica deste território no contexto concelhio, regional e nacional, e é o reconhecimento do singular caracter e identidade das gentes que edificaram o lugar marcados pela relação com o mar.

Local: Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, Pragal

Exposição Fernão Mendes Pinto
Almada teve o privilégio de acolher Fernão Mendes Pinto, uma das figuras mais emblemáticas da cultura portuguesa, que marca a história e memória do concelho. Pretende-se com esta exposição dar a conhecer o homem que protagonizou uma das maiores aventuras na época dos descobrimentos e a relatou na “A Peregrinação”, obra escrita na sua Quinta em Palença, Termo de Almada; o seu papel na sociedade local e as várias edições da “A Peregrinação”, assim como estudos sobre a sua obra e figura.