23 September 2022

A saúde mental em destaque no encontro “Não Percas o Foco”

Luís Filipe Borges, Catarina João, Diogo Sanches e Fernando Cabral falaram sobre saúde mental, partilhando as histórias pessoais, na primeira sessão do Encontro “Não Percas o Foco” mediado pela psicóloga Rita Sedas Nunes.

jovens em foco

A edição de 2022 do projeto Jovens em Foco, uma iniciativa municipal que dá visibilidade aos jovens do concelho que se destacam através dos seus percursos, traz para cima da mesa um tema que está na ordem do dia, a saúde mental.

“Este ano associamos a esta iniciativa o tema da saúde mental. Entendemos que é uma preocupação das novas gerações. Os problemas de saúde mental são problemas de saúde como outros quaisquer. Devem ser debatidos, falados, desmistificados”, disse Filipe Pacheco, vereador com o pelouro do Desporto e Juventude da CMA.

“Em que momento da vida perceberam que era necessário dar importância à saúde mental?”. Foi esta a pergunta de Rita Sedas Nunes, psicóloga clínica e vocalista da banda Anarchicks, que deu o mote à primeira conversa do encontro, onde o humorista e guionista José Luís Borges, o músico Diogo Sanches, o produtor e empreendedor Fernando Cabral e a artista plástica Catarina João partilharam as suas experiências sobre o tema.

O encontro “Não percas o Foco” continua amanhã, 24 de setembro, com uma sessão dedicada ao bem-estar, e no dia 10 de outubro, num dia dedicado à comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental.