Em 2021, a Câmara Municipal de Almada assinala o Dia Internacional dos Arquivos através de um conjunto de atividades, que acontecem de 9 de junho a 10 de julho, com o objetivo de dar a conhecer o Arquivo Histórico de Almada e seu acervo, e destacar o papel do arquivo na salvaguarda do património arquivístico municipal e do concelho.
Nesta ocasião foi também lançada a campanha «Com o Arquivo Histórico vamos conhecer melhor a história da Charneca de Caparica», com o objetivo de recolher fotografias e outros documentos antigos que possam ser digitalizados e enriquecer o espólio sobre a história da Charneca de Caparica.
«Os arquivos são testemunho de vida e da vida da comunidade. Para a identidade de um território são fundamentais. Por isso foi tão importante lançar este desafio de dar a conhecer melhor o nosso espólio, de sair fora de portas, apostar na digitalização do arquivo», evidenciou Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), na sessão comemorativa do Dia Internacional dos Arquivos, realizada no dia 9 de junho, no Auditório do Edifício da União de Freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda.
Já Pedro Matias, presidente da União de Freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda, afirmou que «os arquivos são uma forma de consciencializar a comunidade sobre o seu passado, mas também são um direito à informação e ao conhecimento dos cidadãos», agradeceu os testemunhos partilhados por António Anastácio, Alice Rações, Fernanda Cruz, o padre Francisco Mendes, os irmãos Manuel e António Bastos, Maria do Carmo Alvarez e Isabel Henriques, e apelou à participação na campanha de recolha de documentos e imagens sobre a Charneca de Caparica.
Esta sessão contou ainda com a participação de Fernando Jorge, presidente da Assembleia de Freguesia de Charneca de Caparica e Sobreda, e de Lucília Runa, da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas (via Zoom), entidade responsável pela coordenação e gestão da Rede Portuguesa de Arquivos, à qual Almada aderiu em 2021.
Atualmente, o Arquivo Histórico disponibiliza cerca de 138 mil imagens e documentos em formato digitais, os quais podem ser consultados online em www.m-almada.pt/arquivohistorico
Além do lançamento e apresentação do Boletim de Fontes Documentais Almada na História alusivo à Charneca de Caparica, durante a sessão comemorativo foi apresentado um vídeo, realizado pelos alunos do curso de Multimédia da Escola Secundária Francisco Simões, que reúne alguns excertos dos testemunhos de charnequenses sobre as «História e Memórias da Charneca de Caparica», que serão divulgados na íntegra ao longo das próximas semanas.
No dia 18 de junho, às 18h, realiza-se uma Mesa Redonda sobre o tema Arquivos de Urbanismo: que papel na construção da história local?, no Auditório do Edifício da União de Freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda, com a participação de Rita Gago (Arquivo Nacional da Torre do Tombo, que abordará Os Arquivos de Urbanismo da Administração Local, e Ana Sofia Libreiro (CMA), que vai apresentar A evolução Urbanística da Charneca de Caparica.
Até 10 de julho há ainda uma exposição de fotografias antigas da Charneca de Caparica no Mercado Municipal, a distribuição de postais de algumas fotografias de locais da Charneca de Caparica, e Vamos aprender como Arquivo Histórico – exposição itinerante Bulhão Pato, na Escola Bádia Carlos Gargaté, e oficina de Papel Marmoreado, na Escola Básica de Março Cabaço.
Mais informações: www.m-almada.pt/arquivohistorico