A Câmara Municipal de Almada e a Companhia de Teatro de Almada têm o gosto de convidá-lo(a) para a apresentação da programação da 43.ª edição do Festival de Almada à comunicação social, que se vai realizar na sexta-feira, dia 12 de junho, às 11h, na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, em Almada.
Agradecemos a confirmação de presença, com a brevidade possível, para imprensa@ctalmada.pt ou 21 273 93 60 | 91 540 70 94.
A CMA instalou um ecrã gigante no Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz, no centro da cidade de Almada, para que todos possam acompanhar os jogos do Campeonato do Mundo e torcer pelas suas seleções. Todos os jogos da seleção portuguesa vão ser transmitidos. Os restantes jogos são transmitidos de domingo a quinta-feira, desde que comecem até às 22 horas, e às sextas e sábados, desde que comecem até às 24 horas. Num território com quase uma centena de nacionalidades registadas, o Município está empenhado na promoção de um ambiente saudável, onde o desporto une e promove momentos de convívio entre todos os povos.
Jogos a serem transmitidos:
2 julho
20:00 - Espanha x Áustria
03 julho
00:00 - PORTUGAL x Croácia
19:00 - Austrália x Egito
23:00 - Argentina x Cabo Verde
04 julho
18:00 - Canadá x Marrocos
22:00 - Paraguai x França
05 julho
21:00 - Brasil x Noruega
06 julho
20:00 - Vencedor do jogo 83 x Vencedor do jogo 84
07 julho
17:00 - Vencedor do jogo 86 x Vencedor do jogo 88
21:00 - Vencedor do jogo 85 x Vencedor do jogo 87
09 julho
21:00 - Vencedor do jogo 89 x Vencedor do jogo 90
10 julho
20:00 - Vencedor do jogo 93 x Vencedor do jogo 94
12 julho
22:00 - Vencedor do jogo 91 x Vencedor do jogo 92
14 julho
20:00 - Vencedor do jogo 97 x Vencedor do jogo 98
15 julho
20:00 - Vencedor do jogo 99 x Vencedor do jogo 100
18 julho
22:00 - Derrotado do jogo 101 x Derrotado do jogo 102
19 julho
20:00 - Vencedor do jogo 101 x Vencedor do jogo 102
Entre 6 e 31 de julho, realizam-se três intervenções arqueológicas em pontos-chave do núcleo histórico de Almada o Largo 1.º de Maio e a Rua Rodrigues Freitas e Castelo de Almada. Integradas no projeto "Almada Velha: Valorização Patrimonial do Núcleo Histórico Urbano"que está em curso desde 2021 e se estende até 2027, pretende-se aprofundar o conhecimento sobre a formação e evolução da ocupação deste território, compreender as transformações do urbanismo, da vida social e económica e das práticas quotidianas que moldaram a cidade tal como a conhecemos hoje. A ação reúne investigadores da CMA, docentes e estudantes da NOVA FCSH e da Universidade de Coimbra. Estão previstos dias abertos à comunidade, com visitas livres e sessões de esclarecimento em cada um dos locais intervencionados.
A exposição “É um amor que não se explica - Marchas Populares de Almada 1994-2025” abre ao público a 24 de junho às 19h, no Museu de Almada – Casa da Cidade e pretende assinalar as 30 edições das Marchas Populares de Almada. Desenvolve-se em várias dimensões complementares: núcleo principal no Museu de Almada – Casa da Cidade (mostra dos trajes da 30.ª edição), exposição descentralizada pelo concelho e conteúdos digitais acessíveis através de QR Code e pretende celebrar a alma de um concelho que, há décadas, transforma a rua em palco e a tradição em festejo.
De 11 a 13 de setembro regressa à Trafaria a 5.ª Edição do Festival Bluegrass um projeto comunitário e intercultural que promove o encontro entre diferentes tradições musicais, culturas e públicos. Ao longo de três dias, o público poderá assistir a atuações de artistas nacionais e internacionais oriundos dos Estados Unidos da América, Bélgica, Irlanda, Suécia, Países Baixos e Portugal, num ambiente único junto ao estuário do Tejo. O programa consta ainda de atividades para toda a família promovendo a participação da comunidade local e dos visitantes numa experiência cultural acessível e inclusiva. Apresentação oficial do evento acontece a 16 de junho. O encontro terá lugar às 13h no R.D.T. Casino (Rua Guedes Coelho, 7, Trafaria) e incluirá almoço, momentos de convívio, conferência de imprensa e uma demonstração musical dedicada ao banjo, instrumento emblemático do bluegrass. Mais informações: 930 408 981 ou comunicacao@cm-almada.pt.