A tradicional São Silvestre de Almada, organizada pelo Clube de Atletismo Amigos do Parque da Paz, com o apoio técnico da Associação Desportiva O Mundo da Corrida e da Câmara Municipal de Almada, realiza-se no próximo sábado, dia 13 de dezembro, consolidando-se como um dos eventos desportivos de referência no concelho.
No dia 12 de dezembro, às 21h, no auditório do Convento dos Capuchos, ocorre o recital de piano do instrumentista e compositor espanhol Luis Agius, “Espanha dentro de um piano: uma viagem musical em torno de Espanha, do século XVIII até ao século XXI”. Uma forma de assinalar o primeiro momento da parceria cultural entre a Embaixada de Espanha e o Convento dos Capuchos. O espetáculo tem a duração de 90 minutos com entrada gratuita, sujeita à lotação da sala.
A presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 58.º da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, na sua versão atualizada, atribuiu os pelouros aos eleitos, nos termos seguintes, de acordo com o Despacho n.º 25/2025-2029.
O programa Feliz Almada 2025, regressa a Almada de 5 a 23 de dezembro de 2025. No dia 5 de dezembro, arranca com a abertura do Mercado de Natal às 16h (onde poderá encontrar presentes originais), e às 18h30 com a inauguração das iluminações de Natal. Na Praça da Liberdade, em Almada, poderá contar com uma pista de gelo ecológica e sustentável, um carrossel parisiense e a Casa do Pai Natal para encantar os mais pequenos. Os espetáculos são de entrada livre limitados à capacidade do espaço e acontecem na tenda instalada no Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz, em Almada.
Os Tontos, XMAS Comedy Night (com Rui Unas), o Circo de Natal (com Rodrigo Gomes) e Farra Fanfarra, Mafalda Veiga (com o Ensemble Ibérico e o mágico Rafael Titonelly) e o grupo Bandidos do Cante Samuel Úria, são alguns dos nomes com que fazem parte do Feliz Almada 2025.
Dia 29 de novembro, às 16h, tem lugar no Convento dos Capuchos a inauguração da exposição Semear as Terras, Alar do Mar, com curadoria de Diana Pereira.
A mostra, dedicada à agricultura nas Terras da Costa e à pesca na Costa de Caparica, pode ser visitada até 28 de março de 2026.
A 23 de novembro de 2025, às 17h, no Parque Empresarial da Mutela (em frente ao antigo estaleiro da Lisnave), a CMA, a Comissão Comemorativa 50 Anos do 25 de Abril e a Faux assinalam o encerramento da exposição “Venham Mais Cinco. O Olhar Estrangeiro Sobre a Revolução Portuguesa 1974-1975”. A sessão de encerramento conta com a presença de Sérgio Tréfaut, Inês de Medeiros, Maria Inácia Rezola, Vasco Lourenço e outros convidados. A entrada é livre.