Formação "Alergias: como atuar?"
Com a finalidade de garantir o serviço de refeições escolares, bem como o cumprimento da legislação e normas aplicáveis, o Município de Almada faz, diariamente, o acompanhamento dos refeitórios escolares. Neste âmbito realizaram-se durante o mês de janeiro 6 sessões de formação com o tema “Alergias: Como atuar?”.
Estas sessões são o resultado de um trabalho conjunto entre as nutricionistas da Divisão de Apoios Socioeducativos (DAS), do Departamento de Educação (DE), da Autoridade Sanitária Veterinária Concelhia (ASVC), da SENHA (empresa de consultoria em qualidade alimentar) e da ICA (empresa fornecedora de refeições). Estiveram presentes na formação cerca de 160 elementos das equipas responsáveis pelo serviço de refeições dos 60 estabelecimentos de educação e ensino do concelho, a qual decorreu em diversos equipamentos municipais como o Solar dos Zagallos, Posto de Turismo da Costa, Biblioteca Maria Lamas, entre outros.
A temática abordada, considerada de extrema importância para o atual cenário em que se verifica um número crescente de alergias alimentares, sinalizadas em contexto escolar, visa complementar a formação fornecida pela empresa responsável pelo serviço de refeições e reforçar a segurança e qualidade das refeições servidas às crianças e alunos do nosso Município.
Esta iniciativa abrangeu os 60 estabelecimentos de educação e ensino da rede pública de Almada, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, impactando cerca de 24.000 crianças e alunos, com uma oferta de 2.000.000 de refeições por ano.