Skip to main content
Cultura
24 May 2018

12.º Concurso Nacional de Leitura em Almada

No dia 24 de maio, Almada acolheu a final da Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito do 12.º Concurso Nacional de Leitura. Em competição estiveram 64 alunos, do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário, de 17 concelhos.
Cma Logo
O objetivo do Concurso Nacional de Leitura é estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral.
  Na sessão de abertura da prova da Área Metropolitana de Lisboa a presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, congratulou todos os participantes do Concurso Nacional de Leitura, realçando a importância dos livros e da sua leitura no desenvolvimento pessoal e como exercício de cidadania. «Sei que serão pessoas excecionais, porque os livros também nos dão isso», acrescentou a autarca.
  «Quem lê é mais livre», afirmou também Teresa Calçada, comissária do Plano Nacional de Leitura 2027, que defendeu o valor da leitura, considerando-a «um direito humano».
  Nesta ocasião estiveram também presentes Bruno Duarte Eiras, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, e Margarida Chaves, da Rede de Bibliotecas Escolares. 
  Provas realizadas e júri
 
Durante a manhã, os 64 alunos realizaram uma prova escrita. À tarde, os 12 alunos selecionados mostraram o seu valor nas provas de leitura expressiva de um poema e argumentativa.
  Os alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico foram avaliados por Ana Lázaro, atriz e escritora, vencedora do Prémio Literário Maria Rosa Colaço – Literatura Infantil em 2017, Pedro Walter, ator da Companhia de Teatro de Almada, e Fernanda Eunice Figueiredo, chefe de Divisão de Arquivo e Bibliotecas da Câmara Municipal de Almada (CMA).
  Já o júri das provas dos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (leitura expressiva e argumentativa) foi integrado por Bárbara Wong, escritora e jornalista do jornal Público, Rodrigo Francisco, autor, encenador e diretor do Teatro Municipal Joaquim Benite, e Maria João Ferro, bibliotecária na Rede Municipal de Bibliotecas de Almada. 
  Alunos da Área Metropolitana de Lisboa apurados para a final:
 
1.º Ciclo do Ensino BásicoLeonor Pinto – Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, SetúbalMadalena Alves Luís – Escola Básica António Sérgio, Sintra 2.º Ciclo do Ensino BásicoLaura Rebelo – Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos El Rei D. Manuel I, AlcocheteJoana Baptista – Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Aranguez, Setúbal 3.º Ciclo do Ensino BásicoJoana Costa – Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos de Pegões, MontijoLuciano Casquilho – Escola Básica e Secundária Alvide, Cascais Ensino SecundárioJoana Bonito – Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide, LouresMónica Correia – Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, Montijo A animação da prova regional a Área Metropolitana de Lisboa esteve a cargo do argentino Rodolfo Castro, contador de histórias, formador e escritor.
  A 12.ª edição do Concurso Nacional de Leitura é dinamizada pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o Instituto Camões e a Rádio e Televisão de Portugal.
  A lista dos finalistas será publicada nas plataformas de todos os parceiros até ao dia 31 de maio.
  A final nacional do Concurso Nacional de Leitura terá lugar a 10 de junho, dia em que se celebra a língua portuguesa, em Pombal. Consulte aqui mais informação sobre o 12.º Concurso Nacional de Leitura 

Image removed.

Bruno Duarte Eiras, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, Teresa Calçada, comissária do Plano Nacional de Leitura 2027, e Margarida Chaves, da Rede de Bibliotecas Escolares