37.º Festival de Almada
O Festival de Almada 2020 foi esta sexta-feira, 19 de junho, apresentado em conferência de imprensa realizada na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, em Almada.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, afirmou que «não tenho dúvidas que Festival de Almada é, este ano, especial», deixando «um imenso reconhecimento pelo trabalho feito pela Companhia de Teatro de Almada (CTA), mas por todas as companhias aqui presentes».
Para a autarca almadense, «é também nestas alturas, mais difíceis, que se vê a força da CTA, a importância da história do Festival de Almada e a relação absolutamente extraordinária que criou com o público.»
Para Inês de Medeiros ter «uma programação composta, muito maioritariamente, por produções nacionais, é um ato de afirmação do dinamismo dos artistas, dos criadores, do nosso teatro».
Para Rodrigo Francisco, diretor artístico do Festival de Almada, esta edição serve também para «tomar o pulso à criação nacional, com um conjunto de espetáculos muito diferentes, quer nas suas temáticas, quer nas várias gerações de criadores que aqui vão estar, quer até na estética e na forma de fazer teatro».
Edição 2020 com um calendário alargado e mais sessões
Para a realização desta edição do Festival e face à pandemia COVID-19, a CMA e a CTA, tendo em conta as orientações da Direção-Geral da Saúde e do Ministério da Cultura, adotaram várias medidas de salvaguarda da segurança de todos os intervenientes.
Assim, os espetáculos ao ar livre foram cancelados, foi reduzida a lotação das salas, aumentando o número de sessões, para que mais público possa assistir aos espetáculos, o que resultou, no alargamento do calendário do Festival, que decorrerá de 3 a 26 de julho.
São 17 espetáculos, das quais três estreias. São 14 produções portuguesas, e três estrageiras (Espanha e Itália), divididos por 24 dias, de 3 a 26 de julho, e cinco palcos em Almada (Teatro Municipal Joaquim Benite, Fórum Municipal Romeu Correia, Incrível Almadense, Academia Almadense e Teatro-Estúdio António Assunção) e apenas um palco em Lisboa, no Centro Cultural de Belém.
O autor do cartaz de 2020 é o artista plástico Pedro Proença.
Homenagem 2020
O ator e encenador Rui Mendes é o homenageado da 37.ª edição do Festival de Almada. É o reconhecimento do seu contributo para o desenvolvimento de uma nova forma de estar no teatro, no cinema e da televisão.
Uma participação que é marcada por uma forte motivação cívica, o que segundo a organização do Festival, faz de Rui Mendes «um dos mais significativos servidores públicos das artes de palco em Portugal».
Atos complementares
Além dos espetáculos agendados, a edição 2020 do Festival de Almada vive igualmente de outros atos.
Destaque para a exposição de homenagem a Rui Mendes, intitulada «O actor que queria ser sinaleiro». Para ver de 3 a 26 de julho no Foyer do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB).
Ainda de 3 a 26 de julho, mas na Galeria de Exposições do TMJB, está patente a exposição «O sonho de J., de José Manuel Castanheira.
Esta 37.ª edição vive também dos já reconhecidos Colóquios na Esplanada e do lançamento do livro da coleção «O sentido dos Mestres», «O que pode ser visto/What can be seen», de Hajo Schüler, ou o workshop «O sentido dos Mestres», com Madalena Victorino.
O Festival de Almada é uma organização da Câmara Municipal de Almada e da Companhia de Teatro de Almada.
Porque todos os espetáculos merecem destaque em 2020
- Dias 3 e 4 (21h) | Dia 5 (16h)
Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), Almada
TEC – Teatro Experimental de Cascais
«Bruscamente no Verão passado» - Estreia
De Tennessee Williams | Encenação de Carlos Avilez
- Dia 3 (21h30) | Dia 4 (16h) | Dia 5 (19h) | Dias 16 e 17 (21h30) | Dia 18 (16h) | Dia 19 (19h) | Dias 22, 23 e 24 (21h30) | Dia 25 (16h) | Dia 26 (19h)
TMJB, Almada
Companhia de Teatro de Almada
«Mártir»
De Marius von Mayenburg | Encenação de Rodrigo Francisco
- Dia 3 (21h30) | Dia 4 (15h e 19h) | Dia 5 (15h e 19h)
Incrível Almadense (Salão de Festas), Almada
Teatrão
«A grande emissão do mundo português»
Dramaturgia de Jorge Palinhos | Encenação de Isabel Craveiro, em coprodução com os atores
- Dia 4 (18h) | Dias 5 e 10 (21h30) | Dia 11 (18h) | Dia 12 (21h30)
Fórum Municipal Romeu Correia – Auditório Fernando Lopes-Graça, Almada
Ar de Filmes/Teatro do Bairro
«O Mundo é redondo»
De Gertrude Stein | Encenação de António Pires
- Dias 4, 5, 10, 11 e 12 (18h e 22h)
Teatro-Estúdio António Assunção
Barba Azul, em coprodução com Teatro do Bairro Alto, Espaço do Tempo, Centro de Artes de Ovar e Teatro das Figuras
«Turma de 95»
De Raquel Castro | Encenação de Raque Castro
- Dia 4 (21h30) | Dia 5 (16h) | Dias 10 e 11 (21h30) | Dia 12 (16h)
Cine-Teatro da Academia Almadense – Auditório Osvaldo Azinheira, Almada
Teatro Nacional D. Maria II, a partir de uma criação original pela Companhia Mundo Perfeito, numa coprodução com O Espaço do Tempo e Maria Matos Teatro Municipal
«By Heart»
Texto e encenação de Tiago Rodrigues
- Dias 9, 10, 11 e 12 (21h)
TMJB, Almada
Teatro Nacional São João
«Castro»
De António Ferreira | Encenação de Nuno Cardoso
- Dias 10 e 11 (18h e 22h) | Dia 12 (15h e 19h)
Incrível Almadense, Almada
Artistas Unidos
«Uma solidão demasiado ruidosa»
A partir do romance de Bohumil Hrabal | De António Simão
- Dia 11 (21h) | Dia 12 (16h) | Dias 13 e 14 (21h)
Centro Cultural de Belém (Pequeno Auditório), Lisboa
«Viagem de Inverno»
De Elfriede Jelinek | Encenação de Nuno Carinhas
- Dias 15, 16 e 17 (21h30) | Dias 18 e 19 (15h)
Incrível Almadense (Salão de Festas), Almada
Compagnia Teatrale Fo Rame
«Johan Padan a la descoverta de le Americhe»
De Dario Fo e Franca Rame | Encenação de Dario Fo
- Dias 16 e 17 (21h30) | Dia 18 (18h) | Dia 19 (15h e 21h30)
Fórum Municipal Romeu Correia – Auditório Fernando Lopes-Graça, Almada
Comuna – Teatro de Pesquisa
«As artimanhas de Scapin» - Estreia
De Molière | Tradução de Carlos Drummond de Andrade | Encenação de João Mota
- Dias 16, 17 e 18 (21h30) | Dia 19 (16h e 21h30)
Cine-Teatro da Academia Almadense – Auditório Osvaldo Azinheira, Almada
ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve
«Instruções para abolir o Natal» - Estreia
De Michael Mackenzie | Encenação de Isabel dos Santos
- Dias 17 e 18 (21h) | Dia 19 (16h)
TMJB, Almada
La Tristura, em coprodução com Teatros del Canal e Comunidad de Madrid
«Future Lovers»
De Celso Giménez
- Dias 22, 23, 24 e 25 (21h30) | Dia 26 (16h)
Cine-Teatro da Academia Almadense – Auditório Osvaldo Azinheira, Almada
Compañia Agnès Mateus y Quim Tarrida, em coprodução com Festival TNT, Antic Teatre e Konvent Puntzero
«Rebota rebota y en tu cara explota»
Uma criação de Agnès Mateus e Quim Tarrida
- Dias 22, 23 e 24 (21h30) | Dia 25 (18h) | Dia 26 (15h)
Fórum Municipal Romeu Correia – Auditório Fernando Lopes-Graça, Almada
Culturproject
«A criada Zerlina»
A partir de Hermann Broch | Encenação de João Botelho
- Dias 24, 25 e 26 (21h)
TMJB, Almada
A Turma
«Turismo»
Texto e encenação de Tiago Correia
- Dias 25 e 26 (15h, 18h e 21h30)
Incrível Almadense (Salão de Festas), Almada
Um Marido Ideal
«O criado»
De Robin Maugham | Adaptação e encenação de André Murraças
Exposições
- De 3 a 26 de julho
TMJB (Foyer), Almada
«O actor que queria ser sinaleiro»
Exposição de homenagem a Rui Mendes
- De 3 a 26 de julho
TMJB (Galeria de Exposições), Almada
Exposição | Instalação de José Manuel Castanheira
Assinaturas*
Geral – 50 euros
Clube de Amigos do TMJB – 40 euros
*Consultar condições no Programa do 37.º Festival de Almada ou em
www.ctalmada.pt
Mais informações
37.º Festival de Almada
www.ctalmada.pt
www.facebook.com/festivaldealmada