Almada
Projetos cofinanciados
23 March 2024

Abertura das Hortas Municipais de Almaraz e Laranjeiro

Foram hoje entregues, pela mão da presidente da CMA, os talhões das hortas municipais do Almaraz e do Laranjeiro. O momento foi formalizado com a assinatura dos contratos entre os agricultores e a Câmara de Almada, sendo-lhes entregue a chave, para acesso ao espaço e sala de material.

Hortas 1
Hortas 2
Hortas 3
Hortas 4
Hortas 5
Hortas 6
Hortas 7
Hortas 8
Hortas 9
Hortas 10
Hortas 11
Hortas 12
Hortas 13
Hortas 14

Inês de Medeiros dirigiu palavras aos “hortelões que têm ajudado a preservar este espaço. Foi graças a estas pessoas que este local foi tendo vida e segurança, cultivando as suas hortas com respeito. Agora, fazem parte de um projeto comum.”

Num concelho com uma forte tradição ligada à prática agrícola, a CMA pretende promover esta atividade em contexto urbano e periférico, impulsionando um conjunto de benefícios sociais, económicos e ambientais. A iniciativa da Rede de Hortas Municipais visa incentivar essa prática, fortalecendo os laços comunitários e ao mesmo tempo contribuir para o cabaz alimentar das famílias.

Por não haver ainda um Regulamento Municipal comum a todas as Hortas Municipais, foi aprovada, em 2023, a regulamentação das hortas de Almaraz e Laranjeiro, para garantir uma gestão adequada dos espaços hortícolas municipais e distribuir os talhões de forma transparente. Após as intervenções, os espaços estão agora prontos para receber os seus utilizadores.