“Quando celebramos a língua celebramos a humanidade” evidenciou o ministro da Educação, João Costa, que também manifestou uma palavra de apreço “a todos os professores que fazem com que a língua portuguesa seja a ferramenta principal de trabalho nas nossas escolas”. Já Inês de Medeiros, presidente da CMA, lembrou que a língua portuguesa é tão livre quanto diversa, e, tal como Almada é um território de muitos, também a língua portuguesa é um território de muitos por todo o mundo”.
Com 260 milhões de falantes, a Língua Portuguesa é a mais falada no hemisfério sul do planeta. Para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, esta manhã, o Teatro Municipal Joaquim Benite recebeu os alunos almadenses para assistirem a uma conversa animada pelo humor de Ricardo Araújo Pereira e Gregório Duvivier.
Durante a manhã, Cristina Moniz, vice-presidente do Instituto Camões, e Vasco Teixeira, administrador da Porto Editora, entregaram ainda o prémio a Adara Vassalo Márquez a grande vencedora da 3.ª edição do concurso “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”. Esta iniciativa, dirigida aos alunos da rede do Instituto Camões que frequentam cursos de Língua e Cultura Portuguesas por todo o mundo, tem como objetivo promover a Língua Portuguesa através do estímulo à criação literária.
Nas celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa estiveram também presentes Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura, e Teodolinda Silveira, vereadora da Educação.