A presidente da CMA, Inês de Medeiros, afirmou que esta transferência de competências da Ação Social, através da qual o Estado Central entrega às autarquias o atendimento e acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, “é um grande momento de viragem”, que vai permitir “dar mais respostas e de forma mais eficaz e mais próxima dos cidadãos”.
“Passamos todos para um outro patamar de colaboração”, referiu a presidente da CMA, Inês de Medeiros, agradecendo o envolvimento da estrutura interna da Ação Social da CMA neste processo, das instituições que vão dar apoio a esta transferência de competências no terreno e onde vão estar localizados os postos de atendimento, bem como da Segurança Social e das diferentes juntas de freguesia. “O município só pode assumir esta responsabilidade com o apoio de todos”.
Neste dia, que assinalou um ponto de viragem na política social nacional, e que marca também “a história da Ação Social em Almada”, a presidente da CMA, Inês de Medeiros, e a vereadora Teodolinda Silveira, a responsável pela pasta da Ação e Intervenção Social, estiveram no terreno, a visitar as quatro entidades responsáveis e deram as boas-vindas às técnicas que hoje iniciaram funções nos diferentes locais/postos de atendimento, para assegurar a concretização deste novo modelo de resposta universal e qualificada, centrada nas pessoas.
O novo modelo, que nasce com esta mudança, assenta em diferentes pressupostos: passa a existir a figura de Gestor de Caso por família; em cada território há uma entidade de referência para o acompanhamento social, abrangendo todas as medidas de política social; as ajudantes de ação direta são afetas a processos de acompanhamento social onde faz sentido a sua atuação, independentemente da medida; o Núcleo Local de Inserção (NLI) tenderá a ser a estrutura referência para a contratualização de todas as medidas de apoio social; a garantia de acompanhamento e monitorização de proximidade por parte da equipa de Ação Social do Município.
Os apoios económicos atribuídos a partir das competências assumidas pelo município são divididos em dois tipos: apoios eventuais, que têm origem na transferência de competências e decorrem da ação social e apoios complementares que advêm do Plano Almada Solidária e que são reforçados com novas linhas de apoio integradas no regulamento aprovado para o novo Programa Almada Solidária.
Contactos e moradas dos SAAS:
Associação de Solidariedade e Desenvolvimento do Laranjeiro
Rua Padre Américo nº1 8, Laranjeiro – 2810-157 Almada
Tel.: 212583491 | 925496093
E-mail: rsi.asdl@gmail.com | accaosocial@asdl.pt
Horário de atendimento: 09:00 às 13:00 e 14:00 às 17:30
Centro Social Paroquial do Cristo Rei
Rua da Bela Vista, 22 – 2825-172 Caparica
Tel.: 212421325
E-mail: social.cspcr@cspcr.pt
Horário de atendimento: 09:30 às 13:00 e 14:00 às 16:30
Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição da Costa da Caparica
Rua do Juncal | Edifício da Igreja Nova – 2826-903 Costa da Caparica
Tel.: 212919530
E-mail: utentescspnsc@gmail.com
Horário de atendimento: 09:00 às 17:00
Santa Casa da Misericórdia de Almada
Centro Comunitário Pia II
Rua do Moinho, 7 a 11 – 2825-016 Caparica
Tel.: 212946940 | 212946951
E-mail: geralsaasmisericordialmada@scma.pt
Horário: 09:30 às 13:00 e 14:00 às 17:30
Centro de São Lázaro
Rua D. José de Mascarenhas, 40 – 2800-119 Almada
Tel.: 210113800 | 210113903
E-mail: geralsaasmisericordialmada@scma.pt
Horário: 09:30 às 13:00 e 14:00 às 17:30