Almada reativa Plano Municipal de Emergência Social Covid-19
Esta resposta entrará em vigor a partir de dia 15 de janeiro de 2021 e pretende garantir bens essenciais para situações de caráter excecional e pontual, em consonância com as respostas sociais atualmente implementadas no território.
O PMESCovid19 visa disponibilizar acesso a bens de primeira necessidade, como alimentos e medicação para alívio da sintomatologia provocada pela Covid19.
Também prevê assegurar serviços de dogwalking a todos/as munícipes que se encontram em situação de quarentena e não tenham estes apoios de outra forma.
Este plano destina-se a todas as pessoas, munícipes de Almada, nas seguintes situações:
- isolamento profilático emitido pela Autoridade de Saúde, que mesmo tendo recursos financeiros, não dispõem de rede de suporte primária e/ou secundária;
- que não disponham de meios e/ou conhecimentos informáticos para consulta e acesso às plataformas digitais, para solicitar entregas em take away junto dos estabelecimentos comerciais do concelho e que não estão enquadradas noutros apoios de ação social ao nível de apoio alimentar.
O PMESCovid19 está associado à Linha Almada Próxima 800 10 20 40, número verde e gratuito, que continua em funcionamento, garantindo o esclarecimento dos munícipes sobre os mecanismos e as estruturas sociais implementadas no território, assim como o seu encaminhamento para as entidades que lhe poderão dar resposta.
Linha Almada Próxima
De segunda a sexta feira (exceto feriados)
Das 10h às 13h e das 14h às 16:30