Almada Território de Muitos
Depois de algumas semanas a dar pistas, a nova marca do Município de Almada foi oficialmente lançada, no dia 23 de junho de 2020, véspera de São João, num momento que antecedeu a atuação de Rodrigo Leão, no âmbito do Almada 2020.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, fez questão de salientar que é «uma marca mais identitária e moderna, que reforça a história e o sentimento único de pertença a este território».
A autarca almadense explicou que este foi «um processo longo», iniciado com um estudo de opinião, de forma a «dar voz ativa aos Almadenses» e, da «junção de como olham para o seu território, com a visão do atual Executivo Municipal, foram definidos quatro eixos basilares: Água, nas suas componentes de mar e rio, Qualidade de Vida, Proximidade e Cultura e Criatividade».
Almada – Território de Muitos
«Almada – Território de Muitos» é a nova assinatura do Município tem mais de 870 anos.
Em 1147, segundo a obra «Corografia Portugueza» que descreve topograficamente o Reyno de Portugal, Vimadel foi o primeiro nome dado ao território almadense. E Vimadel significa «povoação de muytos».
Para a presidente da CMA, esta é «uma expressão muito feliz» porque «Almada é, de facto, um território de muitos» e foi «este território de muitos que inspirou a nova identidade».
A nova identidade de Almada nasceu:
- Da desconstrução e da simplificação dos elementos formais que marcam o território;
- Da expressividade, da diversidade, da atitude e da energia dos seus habitantes;
- Da vontade de valorizar e tornar mais afirmativa a essência deste território como um todo.
- Para dar voz a todas as suas dimensões.
A presidente da CMA, Inês de Medeiros, concluiu a apresentação da nova marca afirmando que foi aberta «uma nova página na forma como comunicamos Almada», sendo «uma forte tomada de posição de Almada» e que «celebra este território de muitos que tanto gostamos».