Skip to main content
Comemorações
15 November 2018

Aprender sobre Direitos Humanos e Cidadania a jogar

Mais de uma centena de estudantes do 9.º ano participaram neste evento dedicado aos Direitos Humanos e à Cidadania, no Complexo Municipal dos Desportos.
Cma Logo
A temática dos Direitos Humanos e as questões relacionadas com a Cidadania trouxeram esta quinta-feira, 15 de novembro, a Almada, cerca de 120 estudantes do 9.º ano de escolaridade, oriundos de escolas de Almada (Agrupamentos de Escolas da Caparica e Emídio Navarro), Seixal e Sintra.

O Torneio da Cidadania 2018 – Direitos Humanos, disputado no Complexo Municipal dos Desportos «Cidade de Almada», no Feijó, foi jogado, em grupo, utilizando a «Academia MyPolis», uma aplicação (app) para smartphones.

Classificações

O Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades, no Seixal, foi o grande vencedor desta 1.ª edição do Torneio da Cidadania, com o tema «Protege os teus dados».

No 2.º lugar ficou o Agrupamento de Escolas Miguel Torga, de Sintra, com o tema «Educação com voz».

O Agrupamento de Escolas da Caparica, de Almada, com o tema «Que a fome não nos impeça de aprender», foi o 3.º classificado.

Aplicação «Academia MyPolis»

Lançada durante o torneio, a Academia MyPolis é uma app que pretende ser um novo recurso educativo.

Destina-se à comunidade educativa e tem como objetivo ser utilizado dentro e fora da sala de aula, ou seja, como uma ferramenta de educação para a cidadania.

Início do torneio

A sessão de abertura contou com as presenças da secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, e do vice-presidente da Câmara Municipal de Almada, João Couvaneiro, que lembrou que «para sermos civilizados devemos desenvolver práticas de cidadania».

Entrega de prémios

Os prémios às equipas e às escolas vencedoras foram entregues numa cerimónia, onde estiveram presentes o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e a presidente da CMA, Inês de Medeiros.

Na ocasião, a autarca almadense agradeceu a presença dos participantes e enalteceu o facto de «todas as propostas apresentadas serem muito interessantes» e deixou o desejo de «que possam ser concretizadas, enquanto atos de cidadania».

O Torneio da Cidadania 2018 - Direitos Humanos insere-se nas comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

Mais informação

www.facebook.com/torneiodacidadania2018DireitosHumanos/