Aproveite as melhores praias do país
A Costa da Caparica oferece 17 praias, todas com a bandeira de Qualidade de Ouro, galardão atribuído pela associação ambientalista Quercus que asseguram a excelências das águas balneares.
Destas, outras seis hasteiam a Bandeira Azul, que distingue a qualidade ambiental das praias e dos seus apoios.
Contribuir para a preservação deste espaço natural é muito simples.
Proteja a Natureza da praia
Muitas espécies vivem nas praias, dunas, arriba fóssil e matas envolventes. Respeite esta biodiversidade, circulando apenas pelos acessos existentes e usando os passadiços. Não acampe nas dunas e evite pisar ou arrancar a sua vegetação. Esta é responsável pela retenção das areias e pela proteção da praia dos fenómenos de erosão.
Deixe a praia limpa
Durante a noite, equipas municipais limpam quilómetros de areal, mas faça a sua parte. Deite o seu lixo nos contentores e sempre que possível, separe o seu lixo e coloque-o nos respetivos ecopontos. Melhor ainda, recolha algum lixo deixado por outros. Se muitos derem o exemplo, serão menos os que sujam.
Venha de transportes públicos ou de bicicleta
Evite o trânsito e a dificuldade do estacionamento, optando pelos transportes públicos ou partilhando carro com amigos. Se vem de Lisboa, traga a bicicleta no barco Belém / Trafaria e depois pedale pelo percurso ciclável «Bicla Tejo», que o deixa na Costa.
Deixe ouvir as ondas
Se levar música para a praia, não a ponha muito alto. Aqui há o som das ondas e das gaivotas para ouvir e o seu ruído não deve incomodar as outras pessoas nem os seres vivos com quem partilhamos a praia.
Motores na praia não
A praia é um ecossistema frágil que depende da existência de dunas consistentes e saudáveis. Não as destrua, nem circule sobre elas com qualquer tipo de veículo. As motas de água também não são bem-vindas a um local que se quer seguro para todos.