Skip to main content
Ambiente
15 August 2018

Aproveite as melhores praias do país

Em agosto, saboreie a frente atlântica de Almada, que ano após ano tem sido premiada pela sua qualidade. Mas, não se esqueça, preservar este património natural também está nas suas mãos. Ficam alguns conselhos.
Cma Logo

A Costa da Caparica oferece 17 praias, todas com a bandeira de Qualidade de Ouro, galardão atribuído pela associação ambientalista Quercus que asseguram a excelências das águas balneares.

 

Destas, outras seis hasteiam a Bandeira Azul, que distingue a qualidade ambiental das praias e dos seus apoios.

 

Contribuir para a preservação deste espaço natural é muito simples.

 

Proteja a Natureza da praia

Muitas espécies vivem nas praias, dunas, arriba fóssil e matas envolventes. Respeite esta biodiversidade, circulando apenas pelos acessos existentes e usando os passadiços. Não acampe nas dunas e evite pisar ou arrancar a sua vegetação. Esta é responsável pela retenção das areias e pela proteção da praia dos fenómenos de erosão.

 

Deixe a praia limpa

Durante a noite, equipas municipais limpam quilómetros de areal, mas faça a sua parte. Deite o seu lixo nos contentores e sempre que possível, separe o seu lixo e coloque-o nos respetivos ecopontos. Melhor ainda, recolha algum lixo deixado por outros. Se muitos derem o exemplo, serão menos os que sujam.

 

Venha de transportes públicos ou de bicicleta

Evite o trânsito e a dificuldade do estacionamento, optando pelos transportes públicos ou partilhando carro com amigos. Se vem de Lisboa, traga a bicicleta no barco Belém / Trafaria e depois pedale pelo percurso ciclável «Bicla Tejo», que o deixa na Costa.

 

Deixe ouvir as ondas

Se levar música para a praia, não a ponha muito alto. Aqui há o som das ondas e das gaivotas para ouvir e o seu ruído não deve incomodar as outras pessoas nem os seres vivos com quem partilhamos a praia.

 

Motores na praia não

A praia é um ecossistema frágil que depende da existência de dunas consistentes e saudáveis. Não as destrua, nem circule sobre elas com qualquer tipo de veículo. As motas de água também não são bem-vindas a um local que se quer seguro para todos.