Área envolvente à Pista de Atletismo requalificada
As intervenções decorreram entre maio e novembro e incluíram a reformulação das infraestruturas urbanas existentes – arruamentos, passeios, rede de água e saneamento, iluminação, arranjos exteriores – na envolvente exterior da nova superfície comercial, junto à rotunda existente entre a EN10-1 e a Rua General Humberto Delgado.
As obras executadas com o objetivo de beneficiar a acessibilidade e escoamento do tráfego na zona de intervenção e na rede envolvente englobaram as seguintes intervenções:
• Reformulação da infraestrutura viária da EN10-1, numa extensão de cerca de 650 metros, com passeio em ambos os lados;
• Reformulação da rotunda existente e beneficiação da Rua General Humberto Delgado com a EN10-1;
• Construção de uma nova rotunda para beneficiação da ligação da Rua Piteira Santos à EN10-1;
• Beneficiação do cruzamento entre a EN10-1 com a Rua Quinta do Salgado e a Rua Rosas;
• Criação de um novo arruamento de ligação entre a rotunda beneficiada na ex EN10-1 com a Rua Piteira Santos (à esquerda do supermercado);
• Semaforização do novo arruamento com a Rua Piteira Santos.
A beneficiação e alargamento da infraestrutura viária, em conjunto com a criação dos passeios ao longo da EN10-1, vem permitir a deslocação e fluxo de pessoas e viaturas com maior segurança e conforto, e proporcionar a melhoria do acesso à Pista Municipal de Atletismo. O atual traçado viário permite ainda uma deslocação mais facilitada a veículos pesados.
Foram, igualmente, requalificadas as redes de abastecimento de água existentes nas imediações da superfície comercial, com a substituição do antigo material (fibrocimento) nas tubagens das condutas enterradas (três condutas adutoras e uma conduta distribuidora) por ferro fundido dúctil e PVC. Também a tubagem da rede de águas residuais (em fibrocimento) foi substituída por tubagem em PVC, e procedeu-se à execução da rede pluvial.
Esta intervenção constitui um contributo importante para qualidade de vida da população, que se irá refletir na redução das interrupções não programadas de abastecimento de água (decorrentes de ruturas nas antigas condutas existentes ao longo do troço intervencionado) e a garantia de uma melhoria na qualidade da água.
Na área intervencionada foi também instalada nova iluminação pública, com a respetiva infraestrutura enterrada, à semelhança das redes aéreas de telecomunicações existentes, que passaram a ser enterradas nas imediações da zona comercial. Além do reforço da iluminação e o menor impacto paisagístico das infraestruturas associadas, esta intervenção permite que uma maior proteção face às intempéries.