Skip to main content
Projetos Estratégicos
19 July 2017

Câmara avança com plano de pormenor do Cais do Ginjal

Este plano prevê a regeneração de uma frente ribeirinha única, com uma vista para o Tejo e Lisboa e um quilómetro de extensão.
Cma Logo
A autarquia aprovou, a 19 de julho, a entrada em discussão pública do Plano de Pormenor (PP) do Cais do Ginjal. Depois de publicada em Diário da República, este período de participação vai estender-se por mais de quatro meses (120 dias úteis). O Cais do Ginjal, que compreende uma frente ribeirinha superior a 80 mil m2, possui uma área de 1 km de extensão de ligação ao Tejo.  A sua localização, entre o Jardim do Rio, em Almada, e o terminal fluvial de Cacilhas, apresenta uma vista única para o rio Tejo e para Lisboa. Através deste plano pretende-se reabilitar o cais ribeirinho e criar habitação, hotelaria, comércio, serviços, apartamentos turísticos, espaços públicos – mercados das artes e diversos equipamentos de apoio. Na apresentação do PP, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Judas, lembrou que este projeto «apresenta soluções que protegem e requalificam esta área, ao mesmo tempo que valoriza a memória histórica do local, o território e o bem-estar de quem ali vive e trabalha, através da criação de mais postos de trabalho, conseguindo-se também uma maior atratividade para o concelho e para a região». Plano de Pormenor do Cais do Ginjal  - alguns dados:
 
Área de intervenção: 80 400 m2Extensão linear da intervenção: 970 metrosPopulação prevista: 693 habitantesN.º de fogos previstos: 330Espaço público existente: 6800 m2Espaço público previsto: 21 500 m2Área bruta de construção total: 98 700 m2 Habitação: 44 152 m2Comércio/Serviços: 15 029 m2Turismo: 10 880 m2Estacionamento: 24 387 m2 (dos quais 11 300 m2 em silo)Outros: 4250 m2 (áreas técnicas de apoio)Equipamentos: relocalização da Casa Municipal da Juventude e do Centro Paroquial de bem-Estar Social de Cacilhas e Laboratório Natural – Centro de Estudos da Arriba Mais informações:Plano de Pormenor do Cais do Ginjal