Candidatura aprovada ao Programa Floresta Comum
A candidatura de Almada a este programa nacional foi aprovada, através da disponibilização de quase 4.500 plantas.
Estas serão agora distribuídas e plantadas por várias zonas do concelho, para adensamento de povoamentos vegetais ou para enriquecer zonas florestais ou espaços verdes em recuperação.
Irão contribuir para o projeto “Sextas-feiras pelo futuro”.
As ações de plantação e recuperação destas áreas contarão com o envolvimento da comunidade e de voluntários, que se queiram associar e participar na criação de uma Almada mais Verde.
Tendo em conta o contexto de pandemia que vivemos, oportunamente estas ações serão divulgadas, ocorrendo em estrito em cumprimento das orientações sanitárias da Direção-Geral da Saúde e demais entidades competentes.
O que é o programa Floresta Comum
O Programa Floresta Comum, que nos últimos anos permitiu a plantação de quase 1 milhão de árvores por todo o País, é uma iniciativa da QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza, ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses e Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro.
Tem por missão produzir espécies de árvores e arbustos autóctones, típicos da nossa flora mediterrânica, e distribui-los junto de projetos locais que demonstrem ter competências e meios necessários para delas plantar e cuidar, contribuindo para criar áreas naturais ricas em biodiversidade.