No final desta manhã, junto à Residência N. Sra. da Piedade, na Cova da Piedade, homenageou-se a vida e obra do Padre Ricardo Gameiro.
A cerimónia contou com a presença da presidente da CMA, Inês de Medeiros, que destacou esta iniciativa como a primeira decisão coletiva de Almadenses, para distinguir pessoas do concelho. “Há um momento em que de facto a obra nasce, graças à determinação, à crença, à fé e à vontade inquebrantável de uma pessoa. E é por isso que hoje decidimos homenagear, de forma coletiva, a sua presença, o seu trabalho e a sua vida, aqui em Almada, e em particular, na Cova da Piedade” afirmou a autarca.
Nesta cerimónia foi destacada por todos a dedicação do pároco na busca de respostas que promovessem uma integração social digna às pessoas mais carenciadas, em especial aos habitantes da Cova da Piedade.
A chegada do Padre Ricardo Gameiro ao Centro Paroquial da Cova da Piedade, em 1975, impulsionou a obra do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, tornando-o numa IPSS de referência para os Almadenses, que hoje em dia oferece respostas às carências existentes em várias valências.