GNR
PSP
Proteção Civil
20 February 2024

CMA entrega leitores de microchips para animais a forças de segurança e serviços municipais

A PSP, a GNR, a Polícia Marítima, o Serviço Municipal de Proteção Civil e a Divisão de Fiscalização da CMA receberam, esta tarde, 9 leitores de microchips para animais. Estes equipamentos permitem a identificação imediata de animais que se encontrem perdidos ou abandonados na via pública.

Esta foi uma carência identificada pela Subcomissão de Segurança e Proteção do Bem-estar Animal, afeta ao Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), que vem agilizar a resolução de situações que surgem, diariamente, nesta área. "É um equipamento muito importante, que vai permitir agilizar o trabalho de todos, evitando constrangimentos e tempos de espera desnecessários”, referiu António Godinho, coordenador municipal de Proteção Civil.

Os leitores de microchips são fundamentais para uma identificação rápida, bem como para a aferição do cumprimento das obrigações legais, de animais perdidos ou abandonados, facilitando o processo de entrega aos respetivos donos.

Para Filipe Pacheco, vereador responsável pela área do Bem-estar Animal, “o município reconhece que as forças de segurança são aquelas que, quotidianamente, no terreno, dão resposta a situações de abandono ou perda de animais”, lembrando que a resposta será mais eficaz se forças de segurança e fiscalização estiverem apetrechadas com estes equipamentos, reforçando o valor da “cooperação institucional e de entreajuda que o município de Almada tem tido com todas as forças de segurança".

Inês de Medeiros, presidente da CMA, encerrou a cerimónia salientando a importância de agregar a área do Bem-estar Animal à Proteção Civil, o serviço por excelência que garante a segurança da comunidade, salvaguardando ainda a vertente pedagógica que a implementação de microchips em animais de companhia pode ter.

Tanto a GNR, como a PSP receberam 3 leitores de microchips. No caso da GNR, os leitores destinam-se aos postos da Charneca, da Costa da Caparica e da Trafaria.

Já a PSP terá os leitores afetos ao Posto do Pragal, um para o posto propriamente dito e outro para a Esquadra de Fiscalização, e ao Posto do Laranjeiro. A Polícia Marítima, a Divisão de Fiscalização da CMA e o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) também receberam leitores, um para cada entidade.

A cerimónia de entrega de leitores aconteceu, esta tarde, no Solar dos Zagallos.