Almada
Reabilitação Urbana
9 September 2022

“De Volta à Base” – A nova face do “Quintal” desportivo de Cacilhas

Este campo de jogos reabriu hoje em Cacilhas, após uma intervenção para requalificação, da responsabilidade do Município de Almada e da Hoopers -  startup portuguesa que promove a conexão entre jogadores e fãs de basquetebol. Esta intervenção contou com a participação do coletivo de artistas urbanos CRACK KIDS, de artistas musicais locais e com o apoio da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.

Imagem principal

Conhecido como “Quintal”, o espaço que foi agora batizado como “De Volta à Base” foi ponto de encontro de muitas pessoas, porto de embarque para muitas viagens e álbum de muitas histórias, entre as quais podemos encontrar a de Francisco Freitas – CHIKOLAEV -, artista visual e um dos autores do projeto artístico agora implantado neste local, onde também é residente. Outro protagonista destas crónicas é Miguel Negretti, mais conhecido por DJ GLUE, membro fundador do coletivo de artistas “CRACK KIDS” e também DJ da histórica banda almadense Da Weasel. O artista participou ainda, em conjunto com o almadense Carlão, no novo single dos almadenses M.A.C., “De Volta à Base”, apresentado hoje nesta inauguração.

A presidente da Câmara Municipal de Almada afirmou que “há pequenas requalificações como esta que são pequenas na ação, mas são muito grandes e muito importantes no significado”. Inês de Medeiros manifestou ainda a vontade de que “este seja um primeiro exemplo de outros exemplos”, congratulando a participação coletiva da comunidade e de todas as entidades neste tipo de ações que dão sentido ao slogan “território de muitos”.

Nas suas palavras, a presidente da União de Freguesias, Maria D’Assis, exprime o desejo de que “a nova vida deste Quintal Desportivo (…) possa ser, como no passado, o ponto de partida para os nossos jovens despertarem para novas etapas e novos desafios”, relembrando que “daqui saíram artistas, atletas, professores, treinadores e tantos outros que alcançaram os sucessos que aqui sonharam”.