Dia Internacional do Preservativo
A Direção-Geral da Saúde (DGS) assinala o Dia Internacional do Preservativo, 13 de fevereiro, com uma campanha de incentivo ao uso do preservativo, através da divulgação em redes sociais, sites e distribuição gratuita de preservativos à população.
Esta é uma iniciativa feita em articulação com Almada e as outras nove cidades portuguesas signatárias da Declaração de Paris, que se comprometeram a acelerar, até 2030, a sua resposta local à infeção por VIH e por vírus da hepatite, com vista a eliminar estas infeções enquanto problemas de saúde pública.
Dia Internacional do Preservativo
O Dia Internacional do Preservativo celebra-se a 13 de fevereiro, desde 2008, por iniciativa da AIDS Health Care Foundation, com o objetivo de assinalar a importância do preservativo enquanto medida de prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e gravidezes não desejadas.
Nesse contexto, a DGS tem assinalado a efeméride para alertar a população portuguesa para o uso adequado do preservativo, através dos Programas Nacionais de Saúde nas áreas da infeção por VIH e SIDA e das Hepatites Virais, da Divisão de Saúde Sexual, Reprodutiva, Infantil e Juvenil, e da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar.
Números que importa conhecer
Durante o ano de 2019, e de acordo com as notificações ocorridas até 30 de junho de 2020, foram diagnosticados 778 novos casos de infeção por VIH em Portugal, todos registados em indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos.
Em cerca de 65% dos casos, a idade à data de diagnóstico situou-se entre os 25 e os 49 anos, enquanto 24,2% foram diagnosticados em indivíduos com idade superior ou igual a 50 anos.
Em 97,3% dos casos a transmissão ocorreu por via sexual.