Almada
Higiene Urbana
13 February 2023

Ecocentro móvel percorre freguesias do concelho

A partir de 13 de fevereiro, o novo Ecocentro Móvel da CMA vai circular mensalmente por cada uma das cinco freguesias do concelho para recolher vários tipos de resíduos, sobretudo perigosos, e encaminhá-los para reciclagem. A primeira paragem é junto ao Mercado Municipal da Charneca de Caparica.

Almada, Ecocentro, Ambiente, Reciclagem, Resíduos perigosos
O Ecocentro móvel está instalado junto ao Mercado Municipal da Charneca de Caparica desde 13 de fevereiro. ©Luís Filipe Catarino | CMA

Trata-se de um novo equipamento com vários compartimentos onde deve depositar diversos tipos de lixo, em particular resíduos perigosos, que produzimos nas nossas habitações e que, muitas vezes, não sabendo que destino lhes dar, acabam no lixo comum.

Resíduos que podem ser depositados no Ecocentro móvel:

- Embalagens contaminadas com substâncias perigosas (latas de tintas, solventes e outros produtos químicos)

- Pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos

- Pilhas e acumuladores portáteis

- Tinteiros e toners de impressão

- Lâmpadas tubulares e lâmpadas diversas

- Rolhas de cortiça

- Óleos lubrificantes

- Óleos alimentares

Depois de recolhidos, os resíduos são encaminhados para reciclagem e/ou tratamento, recorrendo a entidades devidamente autorizadas para o efeito.

O Ecocentro Móvel foi disponibilizado pela primeira vez ao público no final de 2022, durante o Mercado de Natal Amigo da Terra, obtendo grande adesão por parte dos munícipes. Durante um mês, foi possível recuperar cerca de 50 kg de pilhas, mais de 15 kg de rolhas de cortiça, quase 400 kg de pequenos equipamentos, 70 litros de óleos lubrificantes, embalagens contaminadas, tinteiros e toners e algumas embalagens com óleos alimentares.

De modo a chegar a todos os Almadenses, o Ecocentro móvel vai circular mensalmente pelo concelho ao longo do ano, de acordo com um calendário pré-definido.

Consulte aqui o calendário e mais informações sobre o Ecocentro móvel