Em 2021, voltamos a Cantar Abril
Criado em 2004 pela autarquia, este concurso bienal de música de intervenção contempla duas modalidades - Recriação das Canções da Resistência e Criação de Canções da Liberdade.
Os concorrentes podem apresentar até três temas por cada modalidade. Devem fazer inscrição através de formulário e entregar as obras a concurso por correio ou no serviço de atendimento municipal da R. Trigueiros Martel, n.º 1, em Almada, de 2.ª a 6.ª feira, entre as 8h30 e as 15h30.
A maquete com os temas a concurso deve ser em formato CD (áudio ou MP3), acompanhada por seis exemplares de cada letra/poema, em língua portuguesa.
Fases do concurso
O júri selecionará, numa primeira fase, 20 temas (10 por modalidade).
Os trabalhos apurados serão apresentados em duas audições eliminatórias, nos dias 15 e 16 de abril.
A grande final decorre dia 30 de abril.
Quatro galardões
Estão previstos três prémios, no valor de 2500 euros cada: Prémio Adriano Correia de Oliveira, para a Melhor Recriação, Prémio Ary dos Santos, para o Tema com a Melhor Letra e o Prémio José Afonso, para a Melhor Canção Original.
Em cada edição é ainda atribuído o Prémio Carlos Paredes, em formato de troféu, para distinguir a carreira de uma personalidade ou instituição de relevo na música portuguesa.
Júri do Festival
O Júri do Festival Cantar Abril será composto por cinco elementos. Um será designado pela Sociedade Portuguesa de Autores, outro pela GDA, Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes, e os restantes três pela Câmara Municipal de Almada.
Para saber mais consultar o Regulamento do concurso e formulário de inscrição.