Estação da Biodiversidade do Parque da Paz

Considerado o pulmão verde da Cidade de Almada, o Parque da Paz consiste num grande parque urbano situado nos limites da cidade, que tem vindo a ser estabelecido e ampliado desde 1996, sendo frequentado e utilizado com regularidade por milhares de munícipes por ano.

Graças à sua enorme diversidade biológica, quer faunística quer florística, e à sua localização privilegiada, bem integrada na malha urbana da cidade, o Parque da Paz assume-se como a porta de entrada preferencial para o mundo natural para uma população eminentemente citadina, que encontra neste parque o seu primeiro, e por vezes único, contacto com a natureza.

Por essa razão, a Câmara Municipal de Almada promoveu a criação de uma Estação da Biodiversidade do Parque da Paz (EBIO Parque da Paz), a qual consiste num agradável percurso de interpretação da fauna e flora, sinalizado e acompanhado de sinalética auxiliar, onde são ilustradas 102 espécies de animais e plantas possíveis de observar neste parque urbano.

A criação da EBIO Parque da Paz resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal de Almada, o cE3c, Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e o TAGIS, Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, tendo contado também com a colaboração da BioDiversity4All, Associação Biodiversidade para TodosSPB, Sociedade Portuguesa de Botânica e SPEA, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

Qualquer visitante do parque pode contribuir para aumentar o conhecimento da fauna e flora existente na EBIO Parque da Paz, inserindo as suas próprias observações nesta plataforma:

Desde a sua criação, na EBIO Parque da Paz foram já feitas mais de 10000 observações de fauna e flora e registadas mais de 1000 espécies de plantas e animais, cujo conjunto de registos vai sendo compilado na página do projeto alojada no portal iNaturalist:

Visite a EBIO Parque da Paz e descubra a fantástica diversidade da natureza que se esconde às portas da cidade de Almada!

Consulte O Guião da Estação da Biodiversidade do Parque da Paz
Guião da Estação da Biodiversidade do Parque da Paz