Skip to main content
Saúde
27 January 2021

HGO abre nova enfermaria para doentes Covid-19

O Hospital Garcia de Orta (HGO) iniciou, dia 26 de janeiro, o processo de abertura da nova enfermaria para tratar doentes Covid. A nova unidade modular, com capacidade para 33 camas, já recebeu os primeiros 10 doentes.
Cma Logo
O processo de abertura de novas camas será faseado e prosseguirá até perfazer a totalidade de camas da nova enfermaria.
 
A par da abertura da nova enfermaria destinada a doentes Covid, o Hospital Garcia de Orta (HGO) continua a trabalhar para, no final do mês de janeiro, poder expandir a Área Dedicada ao Atendimento de Doentes Respiratórios (ADR) do Serviço de Urgência Geral e aumentar a lotação de cuidados intensivos.
 
Atualmente, o Hospital Garcia de Orta verifica uma sobrelotação do Serviço de Urgência Geral, na vertente da área respiratória. Assim sendo, o HGO apela à população para que, em caso de doença, recorra em primeiro lugar ao Médico de Família/Centro de Saúde.
 
Em caso de sinais e sintomas, compatíveis com doença respiratória, a população deve dirigir-se primeiro às áreas dedicadas para doentes respiratórios (ADR) dos Centros de Saúde, reservando as situações mais complexas, graves, agudas e urgentes para serem assistidas no hospital.
 
No concelho de Almada, o HGO conta beneficiar com o prolongamento de horário das áreas dedicadas a doentes respiratórios (ADR) do Agrupamento de Centros de Saúde Almada Seixal, situado na Trafaria, de segunda a domingo, até às 20h.
 
O Hospital Garcia de Orta reforçou, dia 25 de janeiro, a sua resposta aos doentes da Estrutura de Apoio de Retaguarda do Alfeite, em Almada, que, por agravamento da sua condição clínica, tiveram de ser transferidos para o HGO.
 
O HGO permanece no nível III do seu Plano de Contingência, apresentando a 26 de janeiro uma taxa de ocupação perto de 300%, relativamente ao que previa o Plano de Contingência, nomeadamente de 66 camas em enfermaria e 9 de cuidados intensivos, destinadas a doentes positivos para SARS-CoV-2.