Jardim Botânico “O Chão das Artes” distinguido pela APOM
A cerimónia de entrega dos Prémios APOM 2023 teve lugar dia 26 de maio, no Museu do Ar, em Sintra. Os prémios promovidos anualmente pela Associação Portuguesa de Museologia e têm como objetivo distinguir o trabalho desenvolvido pelas instituições museológicas e outras entidades na promoção do conhecimento e da coesão social e os profissionais do setor dos museus.
“O Chão das Artes”
Com inspiração no modelo de jardim tradicional português de quinta de recreio, o Jardim Botânico “O Chão das Artes” situa-se no espaço envolvente da Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, no centro histórico de Almada.
Este jardim tem como missão explorar a interligação entre a Arte e a Ciência, investigando e divulgando a sua coleção de plantas – mais de duas centenas.
Para além da Estufa, do Jardim da Escultura e do Anfiteatro de ar livre, o Jardim Botânico organiza-se em cinco áreas estruturantes onde se encontram plantas cujos componentes são matéria-prima para o fabrico de materiais utilizados nas artes plásticas: Pomar das Gomas, Jardim das Telas, Jardim dos Pintores, Jardim dos Óleos e Jardim dos Pigmentos.
Foto: Anabela Luís | CMA