Jornadas Europeias do Património em setembro
A Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, acolhe a abertura destas jornadas, que arrancam com uma conversa para perceber o que é isso de Património Cultural, quais os normativos e as práticas instituídas para a sua proteção, mas também qual o papel e a participação individual nos processos de consciencialização, apropriação e salvaguarda do mesmo.
Ao longo de três dias, o desafio é mesmo esse. A apropriação dos espaços. Por isso, estas jornadas apostam nas visitas guiadas.
Os participantes terão a oportunidade de conhecer o Seminário Maior de S. Paulo, guiados pelo reitor deste espaço, que nos irá mostrar o lugar que inspirou a obra Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett.
Também José António Rocha, Comandante de Mar e de Guerra, será o cicerone de um passeio, desta vez até ao Palácio Real do Alfeite, inserido num dos lugares mais deslumbrantes e belos de Almada, a Quinta do Alfeite, um dos lugares favoritos do rei D. Carlos para as suas caçadas.
Mas há mais para descobrir, por exemplo, como era a vida entre Cacilhas e o Olho de Boi nos séculos XIX e XX. Ou a arquitetura religiosa dos núcleos urbanos de Almada e Cacilhas e as manifestações de fé que uniam estes dois lugares.
O programa inclui ainda uma oficina e um espetáculo para os mais novos, mas o melhor é ler o programa completo das Jornadas Europeias do Património em Almada.
Todas as iniciativas são de participação gratuita, mas requerem inscrição prévia (até 23 de setembro).
Informações e inscrições:
Centro de Interpretação de Almada Velha
Largo Conde de Ferreira, Almada
Tel.: 21 272 41 70/1
Email rbranco@cma.m-almada.pt