Skip to main content
Património
31 August 2020

Jornadas Europeias do Património em setembro

As Jornadas Europeias do Património acontecem no último fim-de-semana de setembro. Conte com sete iniciativas, todas gratuitas, para conhecer por dentro alguns espaços históricos do concelho de Almada e, já agora, pensar no papel de cada um de nós na salvaguarda destes lugares.
Cma Logo

A Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, acolhe a abertura destas jornadas, que arrancam com uma conversa para perceber o que é isso de Património Cultural, quais os normativos e as práticas instituídas para a sua proteção, mas também qual o papel e a participação individual nos processos de consciencialização, apropriação e salvaguarda do mesmo.

Ao longo de três dias, o desafio é mesmo esse. A apropriação dos espaços. Por isso, estas jornadas apostam nas visitas guiadas.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer o Seminário Maior de S. Paulo, guiados pelo reitor deste espaço, que nos irá mostrar o lugar que inspirou a obra Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett.

Também José António Rocha, Comandante de Mar e de Guerra, será o cicerone de um passeio, desta vez até ao Palácio Real do Alfeite, inserido num dos lugares mais deslumbrantes e belos de Almada, a Quinta do Alfeite, um dos lugares favoritos do rei D. Carlos para as suas caçadas.

Mas há mais para descobrir, por exemplo, como era a vida entre Cacilhas e o Olho de Boi nos séculos XIX e XX. Ou a arquitetura religiosa dos núcleos urbanos de Almada e Cacilhas e as manifestações de fé que uniam estes dois lugares.

O programa inclui ainda uma oficina e um espetáculo para os mais novos, mas o melhor é ler o programa completo das Jornadas Europeias do Património em Almada.

Todas as iniciativas são de participação gratuita, mas requerem inscrição prévia (até 23 de setembro).


Informações e inscrições:
Centro de Interpretação de Almada Velha
Largo Conde de Ferreira, Almada
Tel.: 21 272 41 70/1
Email rbranco@cma.m-almada.pt